A Câmara Municipal de Martins Soares realizou sessão ordinária para homenagear a população do distrito de Pinheiros de Minas. A reunião realizada na localidade foi em comemoração a elevação do antigo povoado a distrito, há exatamente dez anos. A mudança de posição aconteceu um ano depois que Martins Soares foi emancipado. A elevação para distrito melhorou as condições de vida da população em muitas áreas, como saúde, educação e outras melhorias de ordem administrativas.
O maior problema da atualidade é a segurança pública com o crescimento do distrito. Várias reuniões já foram realizadas na busca de uma solução entre a administração municipal, policia militar e comunidade, mas nada ainda saiu do papel, a população reivindica um destacamento policial para a localidade.
Nos últimos anos muitas famílias têm adotado o distrito como um lugar para criar e educar sues filhos, até mesmo os aposentados vê no pequeno distrito com aproximadamente duas mil pessoas um lugar ideal para se viver. Mas a falta de ordem que deveria ser imposta pelas autoridades tem transformado o local em labirinto perigoso e traiçoeiro, principalmente para os idosos e indefesos. Hoje o número de jovens sem serviço e desocupados tem sido a maior preocupação da população, prova disso foi às inúmeras reivindicações feitas pelas pessoas de bem da comunidade nos últimos anos.
A pavimentação asfáltica ligando o distrito a BR 262, o novo sistema de abastecimento de água e melhoria no atendimento na saúde pública tem atraído moradores de outros estados e regiões, o que dificulta a comunidade em saber quem são os novos moradores e quais as conseqüências deste aumento populacional no cotidiano da localidade. Até pouco tempo era comum nos pequenos lugarejos, agente conhecer praticamente toda população da comunidade, o que não acontece mais aqui em Pinheiros de Minas, declarou uma moradora preocupada com segurança.
Dos nove vereadores eleito no município de Martins Soares quatro são de Pinheiros de Minas.
Antônio José - 27/10/07 - 10:45 - portalcaparao@gmail.com