Portal Caparaó - ONG usa barco para defender o Rio Manhuaçu
Agronégocios

ONG usa barco para defender o Rio Manhuaçu

04/12/2007 - Atualizado em 06/12/2007 09h42

Uma comitiva da ONG Pró Rio Manhuaçu navegou no último domingo nas águas do rio Manhuaçu no trecho entre a ponte dos Arcos e a ponte do Engenho da Serra para verificar como estão as condições do curso d´água. Outro objetivo da mobilização foi dar seqüência ao projeto de concientização sobre o lixo jogado no rio. Um passeio diferente que, possivelmente, muitos nunca imaginavam fazer, mas que deu certo: com caixas de som divulgaram a mensagem para os moradores ribeirinhos.

Desde 2004, a ONG foi criada com um único objetivo: conscientizar a população da necessidade de recuperar um dos rios mais importantes da região. Em todo esse período, já promoveu inúmeras mobilizações, limpeza das margens do rio e até deu um grande abraço simbólico. Mais recentemente incentivou e plantou árvores.

Idealizado pelos membros da organização para o Dia do Voluntariado 2007, a viagem de barco pelo rio Manhuaçu contou com o apoio do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança no percurso. A ação levou a atenção das pessoas para "dentro" dos problemas do rio. "Ninguém participa e sai do barco igual. É impressionante o que a gente vê. Com certeza, o passeio perturba e abre o olho das pessoas para o problema", relata Keller Filgueiras, um dos envolvidos na ação.

Além de mostrar a caótica situação do rio, a ONG inverteu as campanhas que sempre faz, distribuindo panfletos e passando nas ruas com sua mensagem. "Foi uma experiência ótima, procuramos passar às pessoas que a sua participação é tão importante quanto a dos membros da ONG. Esse trabalho de dentro para fora afeta principalmente que chega nas varandas, nos fundos das casas, e ainda joga sacolas de lixo no rio", declara Milton Filgueiras, outro envolvido com a campanha.

Além do sucesso no Dia V, o grupo planeja promover outra ação semelhante.

Carlos Henrique Cruz - Fotos José João Alves - 11:07 - 04/12/07 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.