Portal Caparaó - Eleitos dois novos membros do Conselho Tutelar
Geral

Eleitos dois novos membros do Conselho Tutelar

04/12/2007 - Atualizado em 06/12/2007 09h43

Para defender o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), novos conselheiros tutelares foram escolhidos em Manhuaçu. A votação aconteceu durante o último sábado e caracterizou-se pelo reduzido número de votantes. Diferente do processo acirrado de eleição, a votação foi apenas para ocupar duas vagas no Conselho Tutelar até o final deste mandato, daqui a dez meses.

O desafio dos novos conselheiros é a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e a segurança de que terão estrutura suficiente para trabalhar. O atual grupo, formado por cinco pessoas, enfrentava a demanda de duas conselheiras terem se desligado para assumirem outras funções.

Depois de duas semanas de campanha, distribuindo santinho pelas ruas, concedendo entrevistas e comparecendo às escolas públicas, dois profissionais foram eleitos titulares e três ficaram como suplentes. Em setembro de 2008, haverá nova eleição para a renovação da composição completa.

Foram 801 votos válidos para os cinco candidatos. Diana Silva Martins foi eleita com 261 ao lado de Jerônimo Rosa da Silva (210). Os três suplentes são: Luciana Lílian de Medeiros (171), Hudson Domiciano Cicarini Hott (119) e Rosângela Aparecida Silva Soares (40).

Os dois membros compõem os novos nomes que atuarão em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e as Polícias Civil e Militar, isso porque uma das atribuições do Conselho Tutelar é trabalhar no apoio às crianças e adolescentes em situação de risco social.

Embora com uma mobilização bem menor, o pleito do Conselho Tutelar caracterizou-se pelo pouco número de votantes, num universo de cerca de 50 mil eleitores no município de Manhuaçu. Muitos simplesmente não se interessaram em comparecer e outros não ficaram sabendo do processo, mesmo assim a participação foi considerada boa para o segmento.

Carlos Henrique Cruz - 04/12/07 - 11:09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.