Portal Caparaó - Artesãos investem no associativismo em Manhuaçu
Geral

Artesãos investem no associativismo em Manhuaçu

12/12/2007 - Atualizado em 13/12/2007 11h34

A Micro-regional do Sebrae em Manhuaçu promoveu o Seminário de Sensibilização para o Associativismo. O evento objetiva fortalecer o artesanato na cidade através de palestras sobre associativismo, cooperativismo e trabalho em grupo. A iniciativa é resultado do programa Sebrae de Artesanato, já realizado em Manhuaçu.

Segundo Ereni Emerick, técnica da unidade, o Seminário teve como foco fortalecer o público-alvo atendido pelo Sebrae. “Através do curso, percebemos que era preciso fortalecer e integrar o artesão. Eles precisam se unir para ganhar representatividade”, explicou.

Depois trabalhar, nos primeiros três anos, na mobilização, transferência de tecnologia e qualificação, produção e diversificação, o artesanato vai focar associativismo e cooperativismo.  O objetivo é conquistar mercados, qualidade e sustentabilidade.

“Tivemos a oportunidade de discutir com os artesãos, através de uma mobilizadora, questões como o encerramento das atividades da primeira etapa do projeto e montar uma agenda com base no associativismo e no cooperativismo”, afirma.

Ereni elogiou o comprometimento dos artesãos que participam do projeto do Sebrae.  “Houve uma evolução considerável entre o começo e a preparação para o futuro”.

Segundo ela, o que se busca, a partir de agora, é viabilizar mercado a todos, com uma escala de produção que satisfaça às demandas sem risco de interrupção.  “Juntos, os artesãos terão mais condições de criar, trabalhar e comercializar organizados em grupos. Para isso, o projeto investirá em ações que mostrem a importância do associativismo e do cooperativismo. Ou seja, o setor está se organizando”.

Carlos Henrique Cruz - 12/12/07 - 18:31 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.