Portal Caparaó - Justiça manda prender dois suspeitos da morte de líder do MST
Segurança

Justiça manda prender dois suspeitos da morte de líder do MST

14/12/2007 - Atualizado em 15/12/2007 16h37

A Justiça de Caratinga decretou ontem a prisão temporária de dois suspeitos do assassinato, na noite de terça-feira, de João Alves Calazans, de 56 anos, líder de um assentamento de trabalhadores sem-terra em Pingo d’Água. Paulo Firmino, de 37 anos, o Paulinho, e Isaías de Andrade Silva, de 19, estão detidos na cadeia de Caratinga.

Segundo equipe da Delegacia de Homicídios da capital, que investiga o crime, Paulinho seria o autor do tiro na nuca do líder rural e Isaías, o responsável pelo fornecimento da arma, uma chumbeira. "Tudo leva a crer que o motivo do crime foi um conflito entre os assentados. Está praticamente descartada a possibilidade de crime de pistolagem", disse o delegado Rodrigo Fraga de Almeida.

O policial explicou que os acusados moram no Assentamento Chico Mendes, onde ocorreu o crime. Ouvidos na delegacia de Pingo d’Água, eles negaram o assassinato. "Temos 30 dias para concluir as investigações, mas, pelo volume de informações e evidências, o caso será elucidado o mais breve possível', disse o delegado. Rodrigo informou que vai ouvir novamente hoje os dois acusados.

O líder rural foi morto na presença de sua mulher Maria Aparecida Silva, de 35 anos, e dos dois filhos e da sogra, quando fazia um churrasco no quintal. “Na hora, fiquei assustada e com medo e corri para dentro de casa com as crianças e minha mãe, disse Aparecida. Calazans foi socorrido por uma equipe da PM no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, onde morreu. Segundo a policia, uma arma de fabricação caseira de dois canos teria sido usada no homicídio. A vítima era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade e conselheiro do Parque Estadual do Rio Doce.

MAIS MORTE

O corpo de Calazans foi sepultado ontem (13) em Bom Jesus do Galho. Depois do enterro, um irmão do líder rural, Elias Ravena Alves, de 43 anos, e a sobrinha Evânia Aparecida de Oliveira, que estavam numa moto, foram atropelados por um caminhão na MG-239. Os dois foram levados para a Casa de Saúde União, em Caratinga, mas Elias morreu.

Daniel Antunes - Estado de Minas - 06:56 - 14/12/07 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.