Portal Caparaó - Mutum terá plano diretor da saúde
Geral

Mutum terá plano diretor da saúde

09/06/2008 - Atualizado em 11/06/2008 07h52

Mutum é uma das 24 cidades do estado de Minas Gerais a ter como desafio a implantação do Plano Diretor da saúde no município, que é um projeto desenvolvido pelo governo de Minas de reforço a atenção primária, servindo como proteção da saúde do cidadão, tendo como eixo norteador a humanização.

A equipe que representa Mutum no Estado, secretária de saúde, Regina Bosco de Menzes (coordenadora) Dra. Isabel Cristina e Dra. Hanna Saib Hab Habib (facilitadoras) está participando de um curso de capacitação em Manhumirim (10 oficinas ao todo), através dos professores das Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJ), Uberlândia e Montes Claros e repassando para todos os profissionais do município, através de constantes reuniões na Casa de Cultura.

A instalação de um plano diretor de saúde na cidade tem como objetivo de garantir o acesso dos cidadãos a todos os níveis, a partir do atendimento mais próximo possível de sua residência, conforme seja o conjunto de ações e serviços necessários à solução de seus problemas de saúde, em qualquer nível de atenção. Esses serviços serão centralizados nos PSFs: “O que se tenta fazer é uma busca ativa, ou seja, os PSFs vão atrás dos pacientes e não perdem o vínculo com eles. Estamos fortalecendo a atenção primária à saúde através de um serviço humanitário”, declarou a secretária.

Dentro da perspectiva do plano diretor o usuário do sistema único de saúde, SUS deve encontrar serviços de atenção primária no município, de atenção secundária dentro da microrregião a que pertence, tendo que recorrer aos pólos macrorregionais apenas para procedimentos de alta complexidade: “vamos reduzir em 50% as internações de urgência e emergência por causas previsíveis, para sobrar leitos para quem realmente precisa, mas para isso acontecer é necessário uma mudança de comportamento, de visão e de engajamento dos profissionais da saúde, pois não se gasta recursos financeiros, é apenas uma divisão de saúde pública”, explicou.

As atividades de implantação do plano diretor em Mutum estão funcionando através de decreto municipal, aprovado pela Câmara.

Plano Diretor

Trata-se de uma série de ações que visam organizar e implementar o modelo de serviços assistenciais, dentro dos princípios preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em cumprimento às exigências da Norma Operacional de Assistência à saúde (NOAS).

O Plano Diretor divide o Estado de Minas Gerais em 13 macrorregiões sanitárias, com 18 cidades-pólo, e 75 microrregiões sanitárias. Tal agrupamento foi estabelecido com base em conceitos, critérios e metodologias próprias, em que estabelece como referenciais para a organização dos serviços conforme a densidade tecnológica possível por nível e as necessidades em cada uma delas.

Jornalista Priscilla Cerqueira - Assessoria de Imprensa - 09/06/08 - 13:01

Foto: Alexandre Peixoto

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.