Portal Caparaó - Gangues ameaçam com novas brigas em Manhuaçu
Segurança

Gangues ameaçam com novas brigas em Manhuaçu

05/10/2007 - Atualizado em 07/10/2007 11h22

As brigas entre gangues compostas por jovens de vários bairros de Manhuaçu preocupam a sociedade ordeira. No primeiro dia da Feira da Paz, um jovem de 16 anos foi vítima de tentativa de homicídio na ciclovia, na entrada da Ponte da Aldeia, por volta de 23:50 horas.

As primeiras informações mostram que Alexandre Cândio Linto, 16 anos, foi vítima das rixas entre grupos rivais de Manhuaçu. Segundo testemunhas, o morador do bairro Matinha foi atacado por um rapaz desconhecido e sem motivo aparente partiu para cima dele com uma faca.

Alexandre foi atingido na mão direita e estava sangrando muito quando populares foram socorrê-lo. O rapaz sentou no meio-fio e encostou no barranco. “Ele disse que não precisava chamar a polícia, porque aquilo ali ele resolvia depois. Que ia ficar pior do que estava”, conta uma das pessoas que ajudou no socorro e chamou a PM.

Militares atenderam rapidamente, mas o agressor não foi localizado. O rapaz foi socorrido até o pronto atendimento.

GANGUES NA FEIRA DA PAZ

Contrariando todos os aspectos da temática pacifista da festa, jovens das gangues rivais dos bairros Santa Luzia, Engenho da Serra, Santana, Matinha, São Vicente, Petrina e Nossa Senhora Aparecida enfrentaram-se em pelo menos quatro confusões nos últimos dias. Comentários na cidade dão conta de que os grupos estão se armando de facas, pedaços de ferro e até armas de fogo para se enfrentarem na festa ou depois dela no trajeto entre a Ponte da Aldeia e o Centro.

Muitas pessoas relataram ter ouvido as ameaças em conversas de jovens nas ruas e em escolas durante essa semana. Os episódios envolvendo gangues se intensificaram no final de setembro. Dois grupos se agrediram numa briga em frente ao Bar Savassi na noite de domingo (23). Como não havia policiais na praça, um rapaz foi violentamente espancado e ninguém foi preso. A porta de aço do bar ficou toda amassada.

Durante a semana passada, jovens agrediram um estudante do bairro Santa Luzia. O rapaz estava passando pelo Centro por volta de 22 horas de terça (25).

No madrugada de domingo passado, três jovens foram agredidos na saída de um baile na AABB. Tiago Henrique de Oliveira, 18, Valdeci de Aguiar, 16, e Gilberto Fonseca Campos, 18, foram socorridos aos SUS de Manhuaçu por volta de 3:30. Eles disseram que saíram da festa e estava descendo pela rua de acesso e foram agredidos por alguns rapazes. Apenas um dos agressores foi identificado como Ivanildo, morador do bairro Engenho da Serra.

Tiago sofreu uma perfuração nas costas que atingiu o pulmão. Valdecir levou uma pedrada na cabeça e teve um corte, enquanto Gilberto sofreu três facadas nas costas.

Apesar do registro policial, os agressores não foram localizados ou identificados pela Polícia Militar.

SEGURANÇA NA FESTA

Para receber um público estimado em 20 mil pessoas por dia, Bombeiros e a Polícia Militar e seguranças particulares contratados pela Prefeitura de Manhuaçu determinaram uma série de medidas. A população confia, mas tem receio de que no meio de tantas pessoas possa acontecer algo grave ou mesmo no retorno após o fim da festa.

A preocupação principal da prefeitura é ter uma festa de qualidade e com toda segurança. “O efetivo da Polícia Militar é o maior de todos os tempos e ainda temos mais de 70 seguranças particulares. As famílias podem se deslocar tranqüilas para o parque para que tenhamos uma festa que faça jus ao seu nome: de muita paz”, finalizou o diretor de cultura Altair Campos Júnior.

Carlos Henrique Cruz - 05/10/07 - portalcaparao@gmail.com - 08:56 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.