Portal Caparaó

COLUNISTAS

O limão pode causar cara feia em quem prova, mas o nosso organismo agradece os benefícios que essa fruta proporciona. Praticamente tudo pode ser aproveitado, sua polpa é rica em minerais e vitaminas, já a parte branca da fruta tem muita pectina, fibras solúveis e na casca o D-limoneno (que pode ser usada ralada em tortas e bolos) que previne alguns tipos de câncer, pois penetra com facilidade em todos os tecidos e células de nosso organismo e é um poderoso solvente de toxinas e gorduras, com isso, dissolve cálculos renais e ajuda a desentupir veias.

A vitamina C (ou ácido ascórbico) presente em sua composição é um excelente antioxidante, estabiliza a estrutura do colágeno, é fotoprotetor, ajuda na cicatrização e infecções, além disso, o ácido cítrico auxilia na digestão.
A combinação da vitamina C com o ácido cítrico combate os radicais livres e aumenta a resistência do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. O bioflavonóide presente no limão, juntamente com a vitamina C auxiliam a queda de colesterol ruim e aumenta a resistência dos vasos sanguíneos.

O limão tem o poder de alcalinizar o ph sanguíneo, isto significa que a alcalinidade de um meio ajuda as enzimas do fígado, responsáveis pela desintoxicação (eliminação de toxinas) a funcionar melhor. Fígado trabalhando na potencia máxima, elimina toxina, ajuda emagrecer. Neste caso, consumir a mistura de limão com água morna, na temperatura do corpo, age na limpeza do organismo enquanto estamos em jejum. Com a limpeza do organismo e a regularização do metabolismo, é possível acabar com o depósito de gordura.

Minha dica de consumo é de dois limões por dia, seja em sucos ou temperos para saladas também.

Compartilhar

Últimas Colunas

Dr. Rober Mariano Almeida Júnior

Formado em Nutrição pelo Centro Universitário do Espirito Santo-UNESC no ano de 2008. Docente do curso técnico em Enfermagem, UNIPAC. Formação em Personal Diet pela NTR – Porto Alegre. Formação em Nutrição e Estética pelo IPGS. Especialista em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS – Porto Alegre, parceria com a Sociedade Brasileira de Médicina Estética. Formado em Suplementação Fitoterápica e Ortomolecular, IPGS. Experiência em nutrição clínica com ênfase em Nutrição e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção do envelhecimento através da nutrição, nutrição e bronzeamento, nutrição e fibro edema gelóide e outros fatores estéticos associados à conduta nutricional. Confira o site www.rmnuti.com