Portal Caparaó

carregando...

COLUNISTAS

A vida é composta de momentos. Momentos felizes e momentos menos agradáveis. Independente da quantidade e duração, é sempre composta destes momentos os quais, muitas vezes, dependem de nossas escolhas.

Nos apegamos as atividades realizadas diariamente de tal forma a direcionarmos todos nossos esforços e disponibilidade de tempo na realização destas tarefas. É a dedicação exclusiva para o trabalho, para os estudos, é a dedicação exclusiva para o desenvolvimento de alguns projetos e dedicação para outras pessoas principalmente para as que trabalham conosco.

Mas e quanto a você? Quanto tempo você tem se dedicado exclusivamente a você? A sua realização pessoal, ao tempo com seus filhos e família, a sua saúde, a sua viagem de lazer?

Ocupamos muito tempo focados em atividades referentes a possíveis projetos futuros que acabamos nos esquecendo de viver nosso presente. E até mesmo a falta de um projeto bem definido e adequado para nosso presente, com certeza prejudicará o possível projeto futuro, se é que existe um projeto.

É diferente ter um objetivo e ter uma meta. Um objetivo podemos entender que seja uma vontade. Por exemplo, se o objetivo é comprar um carro, um dia irei comprar um carro. Se há uma meta, ela está diretamente relacionada a realização do objetivo. Defino que é comprar um carro em 12 meses e ainda complemento: vou comprar um carro em 12 meses e para que eu consiga atingir esta meta e realizar meu objetivo, precisarei economizar “10%” de meu salário todos os meses e somar os recursos já economizados para que eu possa comprá-lo a vista. Então, desta forma eu tenho um objetivo, uma meta e a forma com a qual irei em busca deste objetivo e atingir a minha meta.

No entanto, muitos possuem objetivos mas não possuem metas. Os objetivos ficam então “soltos” e automaticamente, você passa a não conseguir atingí-los pois não há uma clara definição de como irá fazer para atingí-los e em quanto tempo.

Quando isso ocorre, ficamos sem tempo para nós mesmos e teremos maior dificuldade em realizar nossos objetivos pois não estamos focados, não apresentamos um planejamento e não definimos uma meta. Tudo passa a ser urgente e importante e nós mesmos ficamos de lado.

Para se obter sucesso e realizar seus objetivos, lembre-se: é preciso possuir planejamento. Entenda quais são seus objetivos, como irá atingí-los e em quanto tempo. Verifique ainda como fará para dedicar mais tempo a você, pois se o tempo estiver escasso para viver seus momentos pessoais, sejam eles positivos ou negativos, também não terá condições de realizar seus objetivos pessoais, uma vez que, provavelmente, um dependa do outro!
 

Compartilhar

Últimas Colunas

Wagner Campos

Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA em Gestão de Pessoas, Professor nos Cursos de Administração e Tecnologia em Marketing. Especialista em Marketing, Logística e Ensino Superior. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".