Portal Caparaó

carregando...

COLUNISTAS

Com certeza você tem planos para sua vida. Seja relacionado ao trabalho ou pessoal.

Alguns planos são esboços de sonhos e desejos. E muitos destes sonhos são impedidos de serem realizados devido ao receio de serem criticados e incompreendidos.

Existem vários motivos pelos quais nos tornamos tão suscetíveis às críticas: o medo da rejeição (e isto faz com que tentemos agradar aos outros, mesmo que não estejamos satisfeitos ou confortáveis com isso); termos durante nossa infância, adolescência e até a atualidade recebendo muito mais críticas depreciativas que elogios; o receio de que as pessoas comprovem que somos imperfeitos (como se existisse alguma pessoa perfeita ou que merecesse maior valor que nosso amor próprio); pouca auto-estima devido à falta de reconhecimento de nossos próprios talentos e habilidades e por fim o medo do desconhecimento e da eterna incerteza do certo e errado, uma vez que estes, dependem de culturas e crenças aliados aos valores pessoais de cada indivíduo.

Para que você possa administrar melhor uma crítica, deve, inicialmente, identificar de quem vem a crítica. Uma crítica construtiva vem normalmente daquele que já atingiu sucesso ou de alguém que realmente deseja seu bem. Se nenhuma destas situações ocorrerem provavelmente se trate apenas de uma opinião pessoal que pode estar distorcida da realidade. É como ter sua decisão de montar um negócio próprio, criticada por alguém que a vida inteira buscou passar em concursos públicos.

Entenda a analogia, você, partindo de um espírito empreendedor e ciente de que será necessário assumir riscos e a outra parte buscando apena a estabilidade e fugindo totalmente de riscos.

Outra atitude importante é não deixar ceder por pessimismo alheio.  A crítica não fundamentada nada mais é do que uma visão pessimista, sem fatos e dados. Desta forma, quando vir a ser criticado por alguém, além de identificar quem apresenta tal crítica, identifique se tem fundamento para que você dedique seu tempo em considerar tal crítica de forma construtiva.

Quando você é alguém que tem atitudes, comportamentos ou escolhas diferentes da maioria, normalmente perceberá uma resistência das pessoas a sua volta. Não necessariamente por maldade mas pelo medo de que pudessem identificar seus sonhos não realizados por falta de atitudes.

Atitudes estas que você teve coragem de ter mesmo existindo uma certa rejeição alheia. É como seu insucesso fosse o conforto para os que não tentaram realizar seus próprios sonhos.

Para aprender e superar com as críticas é importante além de considerar os pontos acima mencionados, ter a coragem de mudar. Ser humilde em reconhecer os erros e despertar a energia interior para sua realização pessoal.

Não tenha medo de ser ousado e fazer diferente. A preocupação sobre o que pensarão sobre você deve ser menos importante que a preocupação se você está fazendo o que lhe realiza e faz feliz. Sua busca deve ser pelo seu sucesso e realização e não pelo que agradará a terceiros. O relacionamento interpessoal é importante para qualquer indivíduo, mas deve existir a harmonia entre ambas as partes.

Como todo processo de aprendizado, ouça, veja, analise, interprete e decida. Mas nunca se deixe abater por críticas sem fundamentos, resistências alheias e comentários maldosos. Você é muito maior e tem muito mais valor que imagina.

Aprenda constantemente, mude sempre que necessário e realize-se!

Wagner Campos é Professional Coach com certificação internacional pela Abracoaching e BCI Behavioral Coaching Institute dos EUA. É palestrante motivacional, treinador e consultor de empresas, sendo um especialista em Marketing, Comunicação e Negócios, Vendas, Varejo, Liderança e Desenvolvimento Humano. www.wagnercampos.com.br / www.trueconsultoria.com.br. (19) 3702.2094 – 98128.6818

Compartilhar

Últimas Colunas

Wagner Campos

Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA em Gestão de Pessoas, Professor nos Cursos de Administração e Tecnologia em Marketing. Especialista em Marketing, Logística e Ensino Superior. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".