Portal Caparaó - Comércio aos domingos: Sintracom quer cumprimento de lei
Economia

Comércio aos domingos: Sintracom quer cumprimento de lei

10/04/2014 - Atualizado em 10/04/2014 15h20

Presidente do Sintracom Adalto Abreu defende o cumprimento da lei municipal

MANHUAÇU (MG) - A discussão sobre o fechamento de supermercados em Manhuaçu aos domingos ganha novos contornos. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Manhuaçu (Sintracom), Adalto Abreu, a preocupação é com o trabalhador. “Por causa do trabalho aos domingos, temos situações de funcionários que estão sendo escravizados”, argumenta. Ele defende a aplicação de uma lei municipal de 2007 que proíbe a abertura de supermercados aos domingos.

Adalto Abreu ainda argumenta que a população precisa se colocar no lugar do trabalhador. “Essa pessoa que trabalha aos domingos, ganha uma folga durante a semana, e na realidade não vai aproveitar, pois os filhos estão na escola e a esposa, na maioria das vezes, está trabalhando. Então ele fica em casa e não aproveita, como se fosse um domingo”.

Segundo Adalto Abreu, pode parecer absurdo, mas em pleno ano de 2014, o sindicato está acompanhado casos de profissionais que trabalham todos os dias, sem direito a folga, num trabalho forçado. “Tivemos denúncia que tem trabalhador fazendo quinze dias direto para depois ter a folga. O empregador pede para que espere passar o período de pagamento de aposentados e dos funcionários públicos, ele acaba aceitando e não descansa. O sindicato não consegue cumprir fiscalizar isso tudo. Então, estamos realmente cobrando o cumprimento da lei que já existe”.

LEI MUNICIPAL

A abertura do comércio aos domingos começou com a inauguração do supermercado Coelho Diniz. A medida acabou sendo seguida em parte por outros supermercados. Alguns fecham por volta de 13 horas.

Para Adalto Abreu, a questão toda é o descumprimento da lei municipal 2.678, que é de 2007. “Na realidade, é uma lei que nunca foi cumprida, nem pelas gestões anteriores e nem pela atual. Essa é a nossa campanha: que a Prefeitura passe a cumprir a lei municipal”.

O dirigente sindical argumenta que, em reuniões com representantes dos supermercados, a maioria concordou com o fechamento aos domingos. “Na realidade, os empresários admitiram que é difícil arrumar funcionários que queiram trabalhar aos domingos, tratando os clientes bem e produzindo com vontade”.

Ele ainda garante que o Sintracom irá tomar as medidas cabíveis para que a lei seja cumprida. “Não estamos discutindo se é para abrir ou fechar o comércio, já que a lei existe há sete anos e determina que não poderiam estar abrindo”.

Adalto Abreu reconhece que muitas pessoas vão aos supermercados aos domingos em Manhuaçu, mas não vê motivo para isso. Ele considera que artigos de primeira necessidade, como leite, pão, carnes, são adquiridos em padarias e açougues. “A compra do mês pode ser feita em qualquer dia da semana, não precisa necessariamente ser no domingo”, completa.

Nesta semana, o sindicato deflagrou uma campanha com coleta de assinaturas e mídia em diversos meios de comunicação pelo cumprimento da lei. O chamado é “Não compre aos domingos”.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.