Portal Caparaó - Encontro de Cafeicultura em Pedra Dourada
Agronégocios

Encontro de Cafeicultura em Pedra Dourada

23/04/2014

PEDRA DOURADA (MG) - Nesta quinta-feira, 24/04, acontece o 14º Encontro Intermunicipal de Cafeicultura, em Pedra Dourada. A programação do evento reúne palestras sobre temas importantes para o setor e um espaço tecnológico. O encontro será realizado a partir das 8h30, no Clube Municipal de Pedra Dourada. A iniciativa é da Prefeitura de Pedra Dourada e Emater-MG com o apoio de prefeituras da região, sindicatos e conselhos municipais de desenvolvimento rural e sustentável.

Um dos principais temas abordados no evento será a adubação foliar do cafeeiro. A palestra vai ser ministrada pelo coordenador técnico regional da Emater-MG em Muriaé, Ricardo Tadeu Galvão Pereira. “A adubação foliar é uma prática agronômica com a função de fornecer nutrientes à planta. Normalmente é utilizada para fornecer nutrientes que a planta necessita em menor quantidade”, diz Ricardo Pereira.

O coordenador técnico explica que para fazer a adubação foliar é preciso misturar os nutrientes à água e pulverizar a solução sobre as folhas do cafeeiro. “ O principal cuidado que se deve ter é de não misturar nutrientes incompatíveis e manter o pH e a salinidade da calda de pulverização adequados para se evitar intoxicações nas plantas”, ressalta.

Segundo Ricardo Pereira, a adubação foliar é uma das principais formas de fornecimento de micronutrientes ao cafeeiro, principalmente, o zinco e o boro, que, de acordo com o técnico, são importantes no desenvolvimento das plantas.

O 14º Encontro Internacional de Cafeicultura também irá abordar outros temas, como a adequação de agroindústrias familiares para a produção de café torrado e moído e debater sobre o Conselho das Entidades de Café das Matas de Minas.

Mais informações: 32 3748-1069.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.