Portal Caparaó - APAE promove semana de conscientização em Manhuaçu
Entretenimento

APAE promove semana de conscientização em Manhuaçu

21/08/2014 - Atualizado em 21/08/2014 18h08

MANHUAÇU (MG) - A APAE de Manhuaçu promoveu a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com a proposta de conscientizar as pessoas de que todos são iguais e têm os mesmos direitos. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 21/08, e ainda comemorou os dez anos do serviço Tele Apae.

Em todo o país, entre os dias 21 e 28 de agosto, é promovida a semana de conscientização. Para este ano, as APAEs adotaram o tema: “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE Brasil: 60 anos fazendo inclusão”, que norteia a programação.

Com a presença do Presidente Luís Carlos de Carvalho e do vice-presidente Jeremias Mayrinck foi feita a abertura oficial da semana. Familiares e jovens atendidos pela associação e parceiros prestigiaram a cerimônia.

Além do hino nacional, a abertura contou com a apresentação e interpretação das crianças e adolescentes com a música Aquarela, de Toquinho, coordenada pela professora de educação física Vanessa Soraia.

O presidente Luís Carlos de Carvalho destacou que “além de agregar e unir as pessoas que já conhecem a associação, o evento ajuda divulgar a APAE que, há quase 41 anos, está em Manhuaçu e atende a mais de 500 pessoas em diferentes níveis de deficiência intelectual e múltipla. Essa semana pretende ajudar no trabalho de conscientização da comunidade a favor dos direitos da pessoa com deficiência e sua inserção efetiva na sociedade".

Ele agradeceu a participação dos pais, profissionais da APAE e parceiros.

TELE-APAE

A data também marcou uma comemoração especial: os dez anos de criação do serviço Tele APAE. A central é responsável pela captação de doações que se transformaram em grandes conquistas para o portador de deficiência.

A coordenadora Maria Aparecida Gomes de Oliveira e a equipe formada pela auxiliar administrativa Juliana, as operadoras Giseli, Ivone e Thamires e os mensageiros Alexandre, José Geraldo, Josemar e Márcio foram destaque, bem como as ex-funcionárias do setor presentes foram homenageadas.

A APAE não recebe recursos do governo. É uma entidade mantida com doações da comunidade. Em dez anos, o Tele APAE demonstrou todos esses serviços e conseguiu o apoio da comunidade de Manhuaçu para investimentos significativos.

“Foram adquiridas cadeiras de rodas, comprados Kombi, micro-ônibus, Fiat Uno, van Fiat Ducato, equipamentos para oficinas de aprendizado, melhorias nos atendimentos clínicos, implantação do consultório odontológico, piscina para hidroterapia e a construção do prédio do Centro de Convivência. Isso tudo foi resultado das doações da comunidade de Manhuaçu. São obras que estão aqui para todos conferirem. Todas as doações se transformaram em realidade”, comenta Maria Aparecida.

O presidente Luís de Carvalho foi enfático em agradecer a comunidade. “Uma doação de qualquer quantia ajuda muito. Queremos aqui comemorar os dez anos agradecendo e mostrando tudo o que realizamos. Foi a população de Manhuaçu que nos ajudou a promover melhorias para os nossos alunos”, declarou.

A homenagem foi especial. Durante a cerimônia, dois doadores foram agraciados com placas de agradecimento da APAE. Dona Merentina Rosa Romão e Guanair Fernandes foram homenageados representando todos os doadores que anonimamente ajudam a APAE de Manhuaçu.

Ainda foi entregue, de forma surpresa, uma placa de agradecimento ao atual presidente Luís Carlos de Carvalho pelo apoio e incentivo ao trabalho do Tele APAE.

RECONHECIMENTO

A APAE também prestou uma homenagem especial ao ex-presidente Renato Cezar Von Randow. Foi ele quem, em 2004, teve a iniciativa brilhante de implantar o serviço do Tele APAE.

Ele recebeu a homenagem emocionado e destacou sua felicidade com a APAE. “Enquanto assistimos projetos sociais públicos sem apoio, alguns até sendo interrompidos, ficamos realmente felizes em ver a semente que plantamos, junto com várias pessoas, dar tantos bons frutos. A APAE de Manhuaçu é modelo e tudo isso foi construído com o trabalho de muitas pessoas, que sempre devemos agradecer, e com as doações da comunidade de Manhuaçu. Eu fico feliz em fazer parte dessa história”, declarou.

Ainda prestigiaram a cerimônia, o Tenente Xérxes Albefaro, da Polícia MIlitar de Meio Ambiente, o representante da Loja Maçônica União de Manhuaçu João Pessoa e o tesoureiro da APAE Osmar Miguel de Azevedo, além de colaboradores da entidade.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.