Portal Caparaó - Escola promove passeata pela paz
Geral

Escola promove passeata pela paz

18/09/2014

MANHUAÇU (MG) - Para demonstrar que para ter paz, um sorriso, um aceno, aperto de mão, abraço e o diálogo são gestos que podem multiplicar o amor e transformar o mundo. Tudo isso foi retratado na manhã da sexta-feira, 12/09, pelos alunos da Escola Estadual Monsenhor Gonzalez.

Exibindo faixas, balões e cantando "Diga sim a Paz", os alunos e professores percorreram as principais ruas da cidade, para despertar as pessoas sobre a necessidade urgente de se buscar a paz a todo o momento. O projeto "Paz em Ação" foi uma sugestão da Secretaria de Estado da Educação, para que a escola pudesse desenvolver várias atividades, discussão e elaboração de ações capazes de fomentar a cultura da paz, buscando a transformação de todos os agentes de cidadania, formando cidadãos sobre os direitos e deveres fundamentais e sociais.

O projeto também aborda o bullying que tem contribuído com a violência e sido motivo de preocupação de todos os setores da sociedade, que assistem, consternados, o espaço que deveria ser de formação do cidadão se tornar espaço de intransigência, desrespeito, transgressão dos direitos universais do homem. A partir daí, surge a necessidade de promover a paz e a convivência fraterna no ambiente escolar, para o tratamento do combate à violência dentro e fora de escola.

Os professores passaram a trabalhar com os alunos vários temas  em sala de aula, construir coletivamente as regras de convivência, afixar cartazes  e refletir sobre o verdadeiro significado da "paz".

Para a diretora, Márcia Vitor, o momento exige que todos estejam engajados no  processo de transformação pela paz. "É preciso que tenhamos olhares voltados para a consciência e a busca pela paz. A gente sai de casa e, não sabe se volta. O espírito da cultura da paz na solução de conflitos precisa estar em cada um de nós, dia a dia, entre todos os atores da escola", ressalta a diretora.

Com informações da Escola Monsenhor Gonzalez - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.