Portal Caparaó - Abrasel Pico da Bandeira elege diretoria em noite de fundação
Entretenimento

Abrasel Pico da Bandeira elege diretoria em noite de fundação

25/09/2014 - Atualizado em 25/09/2014 12h56

ALTO CAPARAÓ (MG) - A região do Circuito Turístico Pico da Bandeira ganhou um núcleo regional da Associação Brasileira de Bares Restaurantes (ABRASEL). A fundação marca a criação do terceiro polo no interior de Minas Gerais. O presidente eleito na segunda-feira, 22/09, na reunião no Restaurante Estância Gourmet foi o chef Eliacir Fernandes Bezerra.

A iniciativa surgiu em abril de 2010 com a execução do projeto Caminhos do Sabor nas cidades de Manhuaçu e Manhumirim, em que foram formados grupos de governança e as lideranças do setor de alimentação fora do lar estimuladas ao associativismo. Eliacir Fernandes é membro da diretoria da ABRASEL-MG e sempre manifestou a vontade de criação de uma regional no entorno do Circuito Pico da Bandeira. Com apoio de empresários e outras lideranças, o segmento se organizou e agora a ABRASEL Pico da Bandeira é realidade.

A ABRASEL tem a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, promovendo ações que contribuam para o crescimento sustentável do Brasil. Em Minas Gerais, além da representação estadual, há regionais na Zona da Mata (Juiz de Fora) e no Campo das Vertentes.

DIRETORIA

A primeira diretoria foi empossada durante a reunião festiva. A diretoria foi formada pelo Conselho Administrativo Eliacir Fernandes Bezerra, do Estância Gourmet, como Presidente; Marcelo Mares Esposito (Buona Tavola), Fernando José Oliveira (Bar do Batata), André Luís Pereira (Alecrim Restaurante), Antônio Bandeira (Brasinha), Gilmar Marcial da Silva (Panela Grill), Ney Lemos (Bombocado) e Ronald Santos Gripp (All Forno Gourmet).

O Conselho Fiscal tem os titulares Carlos Aristoles Bezerra da Pousada do Bezerra (Presidente), Paulo Sergio Oliveira (Serrano) e Fernanda (Bar Kim); e os suplentes Alzira Fernandes (AM Buffet), Mateus de Oliveira (Dom Gourmet), Julyanelle Silva (Reserva do Açaí), André Luiz Verly (Cantinho de Minas) e Jobson Portes (Tratoria Milão).

O Presidente da ABRASEL MG, Fernando Júnior, afirma que a criação da ABRASEL – Pico da Bandeira é um importante avanço do setor. “Com uma atuação cada vez mais reconhecida e de resultados expressivos em todos os estados brasileiros, a ABRASEL tem como prioridade a interiorização de suas ações. Nas cidades que compõem a região, há uma grande concentração de bares, restaurantes, lanchonetes e similares que, assim como em todo o Brasil, enfrentam grandes desafios que vão da mão de obra à legislação, passando pelo desenvolvimento ordenado do turismo e a valorização da gastronomia”, pontuou.

De acordo com o chef Eliacir Fernandes, que compõe a diretoria estadual da ABRASEL Minas Gerais este é um passo significativo para o fortalecimento do setor. “Demos um passo muito importante para isso. Nossa região merece e precisa ser fortalecida com uma entidade que atue junto ao segmento de bares e restaurantes. Com muitas lágrimas nos olhos, agradeço a cada um que apoiou a criação da Abrasel Pico da Bandeira. Sem citar nomes, quero apenas dizer meu muito obrigado. Somos um só povo, somos uma região só, onde o afeto e o respeito valem mais que qualquer fronteira e nomeação”.

PRESENÇAS

A cerimônia teve homenagens e agradecimento aos parceiros. Estiveram presentes os representantes da ABRASEL MG Tulio Montenegro, Gustavo Henrique e Afonso Henrique, o presidente da Associação Comercial de Carangola (ACIC) Ney Lemos, o presidente da Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) André Farrath, o gestor do Circuito Turístico Pico da Bandeira Francisco Melo, o prefeito de Alto Jequitibá e presidente do Circuito Daniel Satlher, o vice-prefeito de Alto Caparaó Florisvado Domiciliano, o prefeito de Manhuaçu Nailton Heringer e a Secretária de Turismo e Cultura Mariza Klein, o Presidente da Câmara de Alto Caparaó Lúcio Souza e diversos empresários do setor de toda a região.

Para o prefeito Daniel Satlher, é um privilégio para a região ter essa instalação. “A regional da Abrasel leva o nome da principal referência turística, que é o Pico da Bandeira. Acredito que a associação poderá auxiliar muito no crescimento do segmento de alimentação fora do lar. Isso vai fortalecer o setor!”.

Entre os projetos da Abrasel Pico da Bandeira estão a criação de um guia gastronômico, capacitações para o setor e até um festival gastronômico.

O presidente da ACIAM, André Farrath, considerou que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento econômico do segmento de alimentação e, por consequência, do turismo regional. “Temos excelentes bares, restaurantes, lanchonetes, mas a melhoria de atendimento, a maior divulgação, tudo isso passa pela organização do setor. Juntos, eles são mais fortes na hora de reivindicar ações que incrementem o comércio deles”, pontuou.

41 MUNICÍPIOS

Conhecido por ser um local turístico, a nova Regional Pico da Bandeira abrange 41 municípios: Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Caparaó; Caputira; Carangola, Chalé; Divino; Durandé; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Lajinha; Luisburgo; Manhuaçu; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Miradouro; Miraí; Muriaé; Mutum; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Bonita; Pedra Dourada; Reduto; Rosário da Limeira; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São Francisco do Glória; São João do Manhuaçu; São José do Mantimento; São Sebastião da Vargem Alegre; Simonésia; Tombos e Vieiras.

Carlos Henrique Cruz - Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.