Portal Caparaó - Academia de Letras empossa o jornalista Carlos Henrique Cruz
Entretenimento

Academia de Letras empossa o jornalista Carlos Henrique Cruz

30/09/2014 - Atualizado em 01/02/2023 19h27

MANHUAÇU (MG) - A Academia Manhuaçuense de Letras (AML) comemorou os 22 anos de existência com a a posse do acadêmico Luiz Gonzaga Amorim como presidente e sua diretoria e dos dois novos membros o jornalista Carlos Henrique Cruz no instagram @casenmg e a professora Leila Souza Pinheiro. A cerimônia foi realizada na noite do dia 19/09, na Casa de Cultura.

Na primeira parte da cerimônia, o professor Eduardo Portilho, membro da Academia de Letras, apresentou discurso sobre a comemoração dos 22 anos de fundação. Em seguida, um vídeo mostrou cenas da fundação da entidade e posse dos primeiros acadêmicos.

A Academia Manhuaçuense de Letras foi fundada no dia 21 de setembro de 1992 e tem como objetivo congregar pessoas ligadas à cultura e às áreas do saber humano, estudando e divulgando a história cultural da nossa terra.

O patrono da Academia é o imortal José Lins do Rêgo Cavalcanti, saudoso escritor, romancista de primeira grandeza, o mais importante escritor regional brasileiro que em suas obras deu ênfase ao ambiente social e humano, com imenso dom de transformar versos em literatura, em seu mundo épico e lírico.

NOVOS ACADÊMICOS

Em seguida, a acadêmica Abla Slaibi Pereira conduziu a posse dos dois novos membros da Academia Manhuaçuense de Letras. A Academia possui 40 cadeiras com seus respectivos patronos, pessoas já falecidas e que, de uma forma ou de outra, participaram da formação histórica de Manhuaçu.

Na Cadeira 02 – Patrono Nudant Pizelli de Souza – 1ª acadêmica Maria da Conceição Carvalho de Souza, tomou posse a Professora Leila Souza Pinheiro. “Estou muito feliz por ter sido indicada, principalmente porque estou chegando no lugar da minha mãe, Maria da Conceição Carvalho de Souza (Dona Lilita), que era professora de português, e cujo o patrono é meu pai, acho que estou no lugar que teria de estar mesmo. Estou muito feliz e espero honrar essa cadeira. Porque tudo vem através da cultura, a história da cidade, a história da gente, quanto mais aprender e poder passar isso que a gente sabe é o ideal, que todo mundo abrace isso”.

Na Cadeira 10 – Patronesse – Professora Pearl White Slaibi Fadlalla – 1ª acadêmica Ruth Nacif Chequer; foi empossado o Jornalista Carlos Henrique Cruz.

Ele ressaltou sua emoção e acredita que essa é uma oportunidade de contribuir para preservar e registrar a história cultural de Manhuaçu. “A Academia tem o papel de projetar isso. Acima de tudo, e acho que essa pode ser a contribuição de todos os acadêmicos e não só minha, que é o transpor esse espaço da própria Casa de Cultura e levar isso à sociedade. É o maior ganho desse momento, dar mais acessibilidade às pessoas para conhecer essa história. É essencial que a sociedade apoie participe, e que a Academia vá para junto à sociedade, coloque esse material mais disponível, até em outros meios. Vamos aproveitar essa tecnologia digital disponível para que a Academia vá além das fronteiras de Manhuaçu, mas para divulgar o que tem de bom aqui”, reforçou.

DIRETORIA

A posse da diretoria foi marcada pelas homenagens a acadêmica Abla Slaibi Pereira. Ela e o novo presidente Luiz Gonzaga Amorim fizeram a inauguração da fotografia na galeria de ex-presidentes.

Além do acadêmico Luiz Amorim, foram empossados vice-presidente Eduardo Arthur de Magalhães Portilho; 1ª Secretária Heb Maria Vaz Bechara; 2º Secretário Arildo Paulo Viana; 1º Tesoureiro Márcio Eustáquio Rocha; 2º Tesoureiro Sebastião Januário de Moraes; Orador Miguel Guimarães Pinto; Celeste Maria Fraga de Oliveira; Protocolo Maria Beatriz Figueiredo Ligeiro de Almeida; Beatriz Zappalá Pimentel; Mestre de Cerimônia – Sebastião Januário de Moraes; Conselho Fiscal: Paulo Roberto de Magalhães Alves, Abla Slaibi Pereira, Amélia Nogueira da Rocha Viana; e Suplentes Ajinain Slaibi Gantus, Dilma Rezende de Lima e Marisa Barbosa. Sonoplastia: Márcio Eustáquio Rocha.

Em seu discurso de posse, o acadêmico Luiz Gonzaga Amorim destacou sua preocupação com a preservação da memória cultural de Manhuaçu. “Nós queremos levar a Casa de Cultura, a Academia Manhuaçuense de Letras e a Fundação Manhuçuense de Cultura onde o povo está. Nós levaremos esta festa para as escolas, para a sociedade manhuaçuense, e com isso nós precisamos de muita ajuda. Queremos todos participando da Cultura e da história de Manhuaçu”, finalizou.

A cerimônia teve a presença de diversos convidados, familiares e membros da academia e a participação do Presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura acadêmico Fábio Araújo de Sá, do Presidente da Câmara Mauricio Júnior, representando as Lojas Maçônicas o empresário Renato Cezar Von Randow, representando a Polícia Civil Dr. Lourival Silva Pereira, representando o Rotary Club o rotariano Salvador Pereira Rotary e a diretora da Superintendência Regional de Ensino Patrícia Fialho.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.