Portal Caparaó - Educação de Martins Soares atinge o IDEB de 2019
Entretenimento

Educação de Martins Soares atinge o IDEB de 2019

08/10/2014 - Atualizado em 08/10/2014 14h47

MARTINS SOARES (MG) - O resultado do IDEB 2013 mostra que a educação de Martins Soares alcançou a pontuação de 6.1 superando as metas e com grandes avanços nas escolas da rede municipal. O índice alcançado é um dos mais altos em toda a região.

De acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a rede municipal de Ensino de Martins Soares superou as metas projetadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o ano de 2019. O aumento no índice é referente ao ano de 2013 que foi significativo e elevado, algo nunca antes observado para o município.
 
Criado em 2007, o Ideb, calculado através das médias de desempenho nas áreas de matemática e língua portuguesa, nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil, bem como dados sobre a aprovação escolar (obtidos no Censo Escolar), estabelece uma escala de zero a dez e metas bienais de qualidade a serem atingidas pelas instâncias nacionais, estaduais e municipais.
 
O grande objetivo desta avaliação externa e de buscar a melhora desse indicador, é principalmente com relação a qualidade de ensino, que vai além de “notas”, priorizando a aprendizagem significativa.
 
Para o prefeito de Martins Soares, Ademir Conrado, o aumento no Ideb em 0,8 (de 5,3 em 2011 para 6,1 em 2013) para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano) é resultado do trabalho de excelência de toda equipe: membros da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares, pedagogos, professores, funcionários e toda comunidade, bem como os alunos, que são foco do trabalho educacional. “Gostaria de parabenizar todas as unidades escolares pelo desempenho. Todos contribuíram para os resultados apresentados, visando à educação máxima e de qualidade da nossa rede de ensino”, disse.

A meta que Martins Soares atingiu era esperada para 2019 (6,0). Foi um dos maiores índices da região. Esse aumento considerável no IDEB é um compromisso assumido no Governo Municipal, no qual a Educação é prioridade, investindo em projetos educacionais, formação continuada de professores, merenda de boa qualidade, reforma das estruturas física das escolas, transporte escolar, entre outros.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.