Portal Caparaó - Encontro Corpo e Ginga
Esportes

Encontro Corpo e Ginga

14/10/2014 - Atualizado em 14/10/2014 12h08
 

MATIPÓ (MG) - O 17º Encontro de Corpo e Ginga – Qualidade de Vida e Prevenção aconteceu no Italogard Club em Matipó. Promovido anualmente pelo Mestre Wederson (Zói), o evento reuniu cerca de 400 pessoas em palestras e apresentações culturais.

O foco do projeto é a prevenção da saúde para melhor qualidade de vida através do esporte e atividades físicas. “O Grupo Corpo e Ginga oferece várias atividades que proporcionam bem estar, dentre elas: esporte, lazer, recreação, música, dança, luta, teatro e artesanato. Através desse leque de ações, procuramos atingir todas as idades e classes sociais, contribuindo para o bem estar social”, afirma Mestre Wederson Zói, diante do sucesso do encontro.

APRESENTAÇÕES

O evento foi aberto com a apresentação contagiante do Projeto Melhor Idade formado por aproximadamente 70 moradoras da terceira idade de Matipó e Rio Casca. Elas dançaram e jogaram capoeira.

Wederson conta que o projeto nasceu no município de Santa Margarida há 14 anos, quando algumas senhoras começaram a se exercitar na Praça Cônego Arnaldo. Atualmente o Projeto Melhor Idade do Grupo Corpo e Ginga conta com o apoio dos municípios de Rio Casca e São Francisco do Glória.

Em Matipó, o projeto é desenvolvido pela Academia Corpo e Ginga e conta com a participação de 40 moradoras que não abrem mão da coordenação de Mestre Wederson (Zói).

A segunda atividade foi a palestra “Criminalidade e Violência” apresentada brilhantemente pelo Juiz da Comarca de Abre Campo, Dr. Marcus Vinicius do Amarel Daher. Outro palestrante, Dr. Felipe de Ornelas Caldas, delegado da Polícia Civil em Matipó, foi destaque com o tema “Drogas e os desafios para a segurança pública”. Ele ainda apresentou um diagnóstico de Matipó e região com relação ao tema.

Ainda houve apresentações de hip-hop pelos alunos de Rio Casca, coordenados pelo professor Josimar; de percussão Prata Lata pelos alunos de Rio Casca e Pedra Bonita, e Maculelê pelos alunos de Pedra Bonita. Todos são coordenados pelo mestrando Carmélio.

É importante ressaltar que todos os projetos apresentados são desenvolvidos pelo Grupo Corpo e Ginga em parceria com Creas, Cras, Semas e outros dos municípios de Rio Casca e Pedra Bonita. O Grupo Corpo e Ginga também tem uma parceria de sucesso com órgãos do município de São Francisco do Glória.

Após as apresentações e ao som do berimbau, os capoeiristas fizeram um aulão de capoeira ministrado pelo mestre Wederson (Zói). Ele também falou sobre “Qualidade de Vida e Prevenção”. O capoeirista lembrou a importância das atividades físicas para a saúde e também como ferramenta de cidadania, combatendo a violência.

EMOÇÃO

O evento também teve seu ponto de emoção. Com a presença dos Mestre Sacy, de Belo Horizonte, Mestre Waguinho, de Contagem, e Mestre Marcelão, de Juiz de Fora, mestrandos, professores, graduados de toda a região, o Mestre Wederson (Zói) realizou a troca de sua corda vermelha de mestre para a vermelha e branca.

No encerramento, os alunos de capoeira da Academia Corpo e Ginga receberam a corda e os alunos do Professor Faísca, que conta com apoio da Prefeitura de Matipó, receberam a graduação.

A cerimônia teve a presença do vice-prefeito de Matipó Zizi Dornelas, o Sargento Wanderson, o empresário João Gardingo, Major Jésus, assistentes sociais e psicólogas de vários municípios.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.