Portal Caparaó - Academia Manhuaçuense de Letras homenageia professoras
Entretenimento

Academia Manhuaçuense de Letras homenageia professoras

24/10/2014 - Atualizado em 24/10/2014 14h37

MANHUAÇU (MG) - Em referência ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, a Academia Manhuaçuense de Letras (AML) prestou homenagens a professores de Manhuaçu, durante solenidade realizada na noite da última sexta-feira (17). A noite também contou com apresentação do acadêmico Walteir José da Silva sobre o maestro e compositor Tom Jobim.

A sessão solene da AML foi realizada no espaço da Casa de Cultura. A reunião foi presidida pelo acadêmico Luiz Gonzaga Amorim, acompanhado dos acadêmicos presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura, Fábio Araújo de Sá, e a secretária da AML, Heb Maria Vaz Bechara, tendo o acadêmico SJ de Moraes como mestre de cerimônia.

Na primeira parte da noite, o juiz de direito e membro da Academia Manhuaçuense de Letras, Dr. Walteir José da Silva, apresentou o trabalho sobre a biografia de Antônio “Tom” Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, que foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista.

Intercalando com músicas e entrevistas sobre Tom Jobim, Dr. Walteir José da Silva ressaltou que o músico “é considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova. Ele também foi o primeiro parceiro de Vinicius de Moraes nas músicas”.

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

A segunda parte foi dedicada a homenagem aos professores. Todos os anos, a Academia Manhuaçuense de Letras destaca profissionais que são referência pela sua trajetória no ensino em Manhuaçu.

Para o presidente da AML, Luiz Gonzaga Amorim, “é uma honra poder homenagear estes que são os profissionais mais importantes de uma sociedade. É através dos professores que a cultura de um município se mantém. Além disso, nesta noite, é com muita satisfação que participamos do trabalho sobre Tom Jobim, apresentado pelo acadêmico Dr. Walteir José da Silva”.

O acadêmico Miguel Guimarães Pinto, orador oficial da AML, fez a saudação aos professores e o acadêmico Fernando Lima apresentou uma poesia em homenagem e reconhecimento à classe.

Foram homenageadas as professoras Neuza Maria de Oliveira, Maria da Penha Nunes Silva, Onilda Fialho, Maria Aparecida Braga de Sá e Eunice Alves Costa Lacerda.

Todas receberam certificado de reconhecimento concedido pela Academia Manhuaçuense de Letras. A noite terminou com um coquetel.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.