Portal Caparaó - Granizo e ventos fazem estragos na região
Geral

Granizo e ventos fazem estragos na região

28/10/2014 - Atualizado em 28/10/2014 08h45
 
 
 
 

ESPERA FELIZ (MG) - Depois da forte chuva que caiu ontem (27/10) na região, a manhã desta terça-feira foi de muito trabalho as pessoas que tiveram as casas atingidas e pelo granizo que caiu em Carangola e Alto Caparaó. Em Espera Feliz casas foram invadidas pelo barro, calçamentos arrancados e muito gelo acumulado nas áreas rurais. A chuva forte durou aproximadamente 40 minutos, mas foi suficiente para fazer alguns estragos.

Na Rua Carangola, em Espera Feliz, os moradores sofreram com o barro que obstruiu um trecho da via. A dona de Casa Aparecida Amaral passou a noite limpando os cômodos, que ficaram cheios de água e barro, que segundo ela, chegaram a 20cm de altura. Até o momento da conversa com nossa reportagem, Aparecida não havia ligado a geladeira, que acredita ter perdido por causa da água. Ela mostra na foto, até onde chegou a água dentro do quarto.

No mesmo trecho, o vendedor Dalmo José também teve a casa invadida pelo barro, que desceu de uma estrada recém aberta em um barranco próximo das casas atingidas.

No bairro Vale do Sol, a aposentada de 79 anos, Leonice Mendes Miranda, foi surpreendida quando a casa dela, que fica na Rua Hélio de Souza, foi invadida pela água, pelo barro e pedras que desceram com a enxurrada da Rua que dá acesso ao reservatório da Copasa. Leonice, que mora com o marido de 82 anos, o filho e a nora, contou que por volta das oito horas da noite foi surpreendida com a água entrando rapidamente no quarto onde estava. Ela precisou abrir buracos nas paredes para escoar a água.

Na mesma Rua Hélio de Souza, o calçamento chegou a ser arrancado pela força da enxurrada. Agora o medo dos moradores é que chova mais e as pedras continuem descendo, com risco de atingir as casas. Até a grade de um bueiro foi arrancada pela força das águas. Os moradores acreditam que as queimadas recentes em um morro acima das ruas, possam ser as principais causas do agravamento da situação.

Na zona rural de Espera Feliz a quantidade de granizo que caiu foi suficiente para juntar blocos gigantes de gelo. Na entrada para a comunidade do Córrego São Felipe o senhor João Canuto Gomes recolheu e fez questão de recolher o gelo que acumulou, e o resultado foi uma pedra de gelo com mais de cinco quilos e dez centímetros de espessura.

Região

Em Carangola o granizo chegou a destelhar casas, destruir janelas e amontoou pelas ruas. A tempestade também durou cerca de 40 minutos com ventos fortes. Algumas ruas ficaram alagadas, árvores caíram sobre alguns carros e corredores e leitos do Hospital Evangélico de Carangola chegaram a ficar parcialmente inundados.

Em Caparaó os moradores postaram nas redes sociais fotos da grossa camada de gelo formado pela grande quantidade de granizo que caiu no local, além do clima, a paisagem ficou parecida com a de países onde há grandes nevascas.
De acordo com a Companhia Energética de Minas (Cemig) houve uma interrupção do fornecimento de energia em caráter emergencial na região, que durou pouco menos de uma hora.

Clint Paolo - Gazeta Regional - Fotos de internautas e do Éocombatente.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.