Portal Caparaó - Projeto cria proteção para nascentes
Agronégocios

Projeto cria proteção para nascentes

31/10/2014

Vereador Paulo César Altino

MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de preservar o meio ambiente e garantir o abastecimento de água, o vereador Paulo César Altino apresentou um projeto de lei que cria no município de Manhuaçu, o programa de proteção às nascentes, minas e olhos d’água, denominado como “Programa Guardiões das Nascentes”.

Pelo projeto, o município fica responsável por manter um mapeamento topográfico, por meio de georreferenciamento, relatório fotográfico digital, além promover e incentivar o reflorestamento e monitoramento permanente das nascentes, minas e olhos d’água dentro do município.

Paulo César Altino afirmou que o município de Manhuaçu possui um grande potencial de nascentes em seu território e que as discussões sobre a possibilidade de escassez de água no futuro são preocupantes, por isso, este projeto visa melhorar a qualidade e a quantidade de águas produzidas pelos mananciais.

“As nossas nascentes necessitam de um cuidado especial. Sentimos isso na pele com a escassez de água desse ano. O poder público tem que cumprir o seu papel na proteção ambiental e incentivar os produtores que protegem as nascentes” disse o vereador.

Segundo o vereador, o município, entidades, empresas e parceiros podem oferecer assistência técnica e o apoio aos proprietários rurais para a recuperação e preservação das Áreas de Proteção Permanente (APP) e da Reserva Legal (RL), de forma a proteger os mananciais com a revegetação local, promover o saneamento ambiental e conservar o solo.

O Projeto de Lei nº 91/2014, que institui o Programa Municipal “Guardiões das Nascentes”, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no dia 23 de outubro e foi muito elogiado pelos demais colegas pela ação protetora para com o meio ambiente.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.