Portal Caparaó - Vilanova e Córrego do Gavião vencem Distrital
Esportes

Vilanova e Córrego do Gavião vencem Distrital

18/11/2014 - Atualizado em 18/11/2014 09h58

Gavião foi o campeão na categoria titular

Vilanova venceu no aspirante

MANHUAÇU (MG) - O estádio municipal Juscelino Kubitschek viveu mais uma tarde especial neste domingo (16). O gramado deste tradicional campo manhuaçuense não recebeu jogadores profissionais, mas os amadores se sentiram como tal e protagonizaram duas decisões de tirar o fôlego. Após dois meses de competição e de grandes jogos, chegou ao fim mais uma edição do Campeonato Distrital de Futebol.

Dois grandes distritos e uma comunidade rural chagaram para buscar o título e seus jogadores recorreram à última gota de suor para defender sua camisa. Todo esse esforço foi recompensado com a presença da torcida, que mais uma vez foi uma atração à parte. Quase três mil torcedores foram acompanhar as finais e viram a equipe aspirante de Vilanova e a equipe titular do Córrego do Gavião festejarem muito após o triunfo.

FINAL ASPIRANTE

Uma das maiores e mais antigas rivalidades no futebol de Manhuaçu foi colocada à prova mais uma vez. São Pedro do Avaí e Vilanova, dois dos mais importantes distritos do município, voltaram a decidir uma competição. As torcidas das duas comunidades compareceram em massa, o que tornou a final ainda mais empolgante.

Em campo dois times completamente diferentes. São Pedro do Avaí apostou na juventude e trouxe a campo um time com maioria de jogadores com idade de 15 anos. A disciplina e a qualidade da equipe, que chegou a essa condição de finalista graças a um futebol que encantou a todos. Do outro lado, a experiência e a persistência do time de Vilanova. Veteranos do futebol regional foram a campo para defender o único finalista nas duas categorias.

E foi exatamente essa experiência que fez a diferença. Depois de sair perdendo por dois a zero, diminuir para dois a um, o time da Vila conseguiu o empate e sacudiu o JK. Isso nos acréscimos do árbitro, para delírio da enorme torcida vilanovense.

Com o empate no tempo normal da decisão foi para as penalidades máximas e aí brilhou a estrela do goleiro Farausto de Vilanova. Ele pegou três cobranças e ainda contou com a sorte de um adversário desperdiçar chutando para fora. Explosão de alegria. Vilanova campeão Distrital 2014 na categoria Aspirante.

Os outros destaques da categoria aspirante foram o time de São Pedro do Avaí como vice-campeão, o jogador Rogério, do Córrego do Gavião, que foi o artilheiro com nove gols e o goleiro Farausto, de Vilanova, que se destacou na sua posição.

FINAL TITULAR

A principal categoria do Campeonato Distrital foi decidida em um lance. Depois de 90 minutos de um jogo truncado, de algumas oportunidades de lado a lado, o gol saiu nos acréscimos da partida e definiu um campeão inédito da competição.

O gol em questão foi marcado pelo atacante Meteoro do Córrego do Gavião, para delírio dos torcedores que vieram em peso para apoiar o time em sua primeira final. Ironicamente, a equipe de Vilanova, que pouco antes conseguiu um gol decisivo nos minutos finais e virou um jogo para ganhar o título da categoria aspirante, viu o adversário reproduzir o feito e levantar a Taça.

O gol do camisa 9 do Gavião foi aos 47 do segundo e saiu de uma jogada incrível. Depois de um escanteio bem cobrado no segundo pau, jogadores das duas equipes dividiram a bola na área e ela sobrou rasteira para o artilheiro. Sem pensar duas vezes, o atacante Meteoro se jogou na bola e marcou de peixinho. Esse foi o único gol do jogo. E não precisou de mais para o Córrego do Gavião, que fica próximo ao Distrito de Dom Corrêa, comemorar a primeira conquista de um campeonato municipal. Vilanova, que sonhava com a dobradinha, acabou se tornando vice na categoria titular.

Além do título, o campeão também contou com o melhor goleiro. Daniel foi o destaque da posição e ganhou um belo troféu. O artilheiro não jogou a decisão, mas fez dez gols no total. Trata-se do atacante Emerson, do Córrego Boa Vista.

PREMIAÇÃO

Tanto na categoria aspirante, quanto na titular, o momento de premiação dos campeões foi cheio de emoção. Choro pela vitória, lágrimas pela derrota, mas uma certeza de que todos não mediram esforços para defender suas equipes. O prefeito Naílton Heringer que se fez presente no local destacou esse espírito esportivo dos atletas e comissões técnicas. Disse ainda que está orgulhoso do momento esportivo do município.

“O Campeonato Distrital é mais um dos grandes eventos esportivo que realizamos em 2014. Desde que cheguei à Prefeitura deixei claro o meu interesse pelo esporte como agente de transformação e especialmente de educação. Em todas as modalidades que apoiamos, o nosso objetivo e deixar um legado que vai servir também para a vida dos nossos atletas. Queremos, sim, grandes competições e grande competidores. Mas o nosso objetivo maior é a cidadania. O esporte tem um trabalho pontual na formação das pessoas.” concluiu Naílton.

O secretário de Esportes Victor Rocha comemorou o sucesso de mais essa realização da sua secretaria e destacou que o ano esportivo de Manhuaçu ainda não terminou. “ já realizamos a maioria dos eventos esportivos que programamos no nosso calendário anual. Felizmente obtivemos sucesso e todos eles. Apoiamos várias modalidades, incentivamos atletas, investimos em material esportivo e tudo valeu à pena. Agora, para fechar o ano, apostamos em competições voltadas para as artes marciais. Em breve estaremos apoiando o Manhuaçu Open de Taekwondo e o de Jiu-Jítsu que serão realizados no Ginásio Poliesportivo Osvaldo Sad”. Afirmou Rocha.

Victor Rocha encerrou sua fala destacando o empenho de todas as equipes que participaram do Campeonato Distrital 2014 e agradecendo a todos os funcionários da Secretaria de Esportes e da Prefeitura de Manhuaçu, além dos inúmeros colaboradores, com uma menção especial à arbitragem, que foi fundamental para o sucesso da competição.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu
Com informações Klayrton de Souza
Fotos Adilson Dias da Silva

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.