Portal Caparaó - PM lança rede de comércios protegidos
Segurança

PM lança rede de comércios protegidos

18/12/2014 - Atualizado em 18/12/2014 07h37

MANHUAÇU (MG) - A Polícia Militar em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios (ACIAM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançou na manhã desta quinta-feira (18/12) o projeto ‘Rede de Comércios Protegidos’, que será implantado em Manhuaçu.

O projeto foi demonstrado através de uma palestra e um vídeo. A rede vai ser estabelecida com elos de cinco empresas e o relacionamento entre os estabelecimentos da mesma rua. A rede deverá ser estendida a todo o comércio da cidade gradativamente.

Como enfatizou o Tenente Luiz Hott durante a palestra, o projeto visa coibir a ação criminosa, tendo por objetivo melhorar a proteção pessoal e patrimonial do empresário e de seus funcionários. “O objetivo é integrar os comerciantes vizinhos para se relacionarem e contribuírem para a vigilância uns dos outros. Isso permite uma maior colaboração e facilita o acionamento da Polícia Militar”, contou.

O presidente da ACIAM, André Farrath, ressaltou a importância da adesão ao projeto. “Assim como a PM e os outros órgãos do sistema de defesa social precisam implantar medidas de segurança, os comerciantes também devem fazer a sua parte. É preciso uma ação conjunta para buscar soluções para o problema que temos enfrentado”, destaca.

No mesmo sentido, o presidente da CDL, José Alves Aguiar, demonstrou boa vontade do setor empresarial. “O conceito de rede é interessante para o comércio. Quando os comerciantes detectarem alguma movimentação suspeita, eles podem acionar os vizinhos e a Polícia Militar procura dar uma resposta o mais rápido possível. Acredito realmente na adesão dos empresários para que o projeto dê certo”, detalha.

Neste primeiro encontro, os empresários e lojistas se limitaram a conhecer o projeto. Durante as próximas semanas, outros comerciantes da cidade também serão convidados para uma explanação para organizar a rede por ruas.

PROJETO

A Rede de Comerciantes Protegidos objetiva reduzir a vulnerabilidade dos estabelecimentos, aumentar a sensação de segurança e ampliar a segurança baseada na solidariedade do vizinho, entre outras ações.

O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, enfatizou a importância da participação dos comerciantes de Manhuaçu no projeto, ressaltando os resultados já obtidos em outras cidades em que foi implantado.

Entre outras estratégias, o comandante destacou que o relacionamento entre os comerciantes vai garantir vantagens na segurança pública. O WhatsApp, aplicativo de celular para troca de mensagens instantâneas, se tornou um importante aliado da Polícia Militar no combate à criminalidade e será uma das estratégias. “A ideia é também criar um grupo de WhatsApp para a Rede de Comércios Protegidos, através do qual a polícia e os comerciantes trocarão informações constantemente. A PM também fornecerá constantes dicas de segurança para os comerciantes”, pontua.

O Capitão Schuab, comandante do policiamento em Manhuaçu, citou casos de prisão em flagrante que foram possíveis por conta de fotos enviadas rapidamente entre os grupos de policiais das cidades da região. Os comerciantes também encontrarão mais agilidade na comunicação com a polícia.

Os comerciantes presentes aprovaram o modelo da Rede de Comerciantes Protegidos. A partir de agora, serão realizadas reuniões com os comerciantes organizados por ruas.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.