Portal Caparaó - Estiagem prolongada provoca falta dágua em Espera Feliz
Geral

Estiagem prolongada provoca falta dágua em Espera Feliz

24/01/2015 - Atualizado em 24/01/2015 09h38

ESPERA FELIZ (MG) - Nos últimos dias a cidade de Espera Feliz tem sofrido com a falta de água em alguns bairros, principalmente nas zonas periféricas da cidade. Muitos moradores têm sido obrigados a conviver com as torneiras secas boa parte do dia.

É comum pessoas reclamando nas ruas pela falta de abastecimento. Além disso, vários internautas se queixaram do mesmo problema em Espera Feliz.

Na tarde desta quinta-feira (15), a reportagem visitou a barragem que represa a água para abastecer a cidade e constatamos que o nível está bastante baixo, sendo possível flagrar algumas garças pescando peixes, de tão rasa que está a represa.

No local, um funcionário da COPASA estava fazendo uma vistoria, mas ele não quis comentar sobre o problema de abastecimento de água no município.

Fica evidente que a cidade está sofrendo os efeitos deste período de estiagem que atinge diversos pontos do país. As pequenas chuvas não têm sido capazes de manter um volume razoável de água na represa de Espera Feliz.

Pelo que foi apurado, a situação atual da barragem está em nível crítico e a situação pode se agravar com o prolongamento da falta de chuvas. Neste cenário, é importante que a população tenha bom senso e procure não desperdiçar água, evitando lavar carros, ruas e calçadas, por exemplo.

A reportagem realizou uma pesquisa e apurou que alguns locais do centro da cidade ainda não sofreram nenhuma falta de abastecimento, mas em outros pontos existem casas enfrentando a falta d’água há alguns dias. Essas pessoas fazem um apelo para que aqueles que estão com o abastecimento de água normalizado, procurem economizar e não desperdiçar, pois a economia delas pode fazer com que a água seja suficiente para chegar aos pontos onde está faltando.

Hospital fica sem água

Como se não bastasse todo o transtorno de várias casas sem água, o problema atingiu, nos últimos dias, até mesmo o hospital municipal. Desde quarta-feira (14), o Hospital de Espera Feliz vem enfrentando problemas com a falta de água.

O hospital utiliza cerca de 11 mil litros de água por dia e, apesar de possuir dois reservatórios que comportam um total de cerca de 30 mil litros, eles não têm sido suficiente para suportar toda a demanda das instalações.
 

Para que o hospital possa funcionar, a COPASA tem enviado caminhões pipa para o reabastecimento das caixas d’agua. A reportagem apurou que a instituição não está tendo despesa com este fato. A COPASA está arcando com todos os custos da água e dos veículos.

Segundo um funcionário do hospital, a companhia de água não deu muitas explicações sobre a razão da falta de abastecimento. Eles alegam que a captação no rio está muito baixa e a barragem que é usada como fonte de abastecimento também está com um nível crítico de água. Foi dito ao hospital que a situação só vai se normalizar quando voltar a chover o suficiente para normalizar o volume de água do rio e da barragem.

CASAS VIZINHAS SOFREM HÁ MAIS TEMPO

O problema da água atingiu há poucos dias o hospital, mas as casas vizinhas enfrentam o problema há muito mais tempo. Alguns moradores chegaram a comprar tambores para usar como reservatório. Os caminhões pipa também têm abastecido essas casas.

Muitos moradores têm reclamado da situação nas redes sociais e nas ruas. Grande parte das queixas são referentes a uma falta de investimentos da COPASA no sistema de captação. Inúmeras pessoas alegam que a cidade tem crescido muito nos últimos anos, mas o sistema de captação e distribuição de água continua o mesmo há décadas.

A equipe de reportagem entrou em contato com a COPASA para comentar o assunto. Através de sua assessoria de imprensa a empresa informou que o período de forte calor e poucas chuvas vem reduzindo o nível dos mananciais que abastecem Espera Feliz e provocando intermitências no abastecimento de água da cidade.

A companhia frisou que está trabalhando para tentar diminuir os impactos causados por este período buscando soluções para melhor atender aos seus clientes. Para garantir a distribuição de água em Espera Feliz, inclusive nas partes mais altas da cidade, a Copasa está realizando manobras operacionais de abastecimento, além de contar com o reforço de caminhão-pipa ajudando na distribuição, inclusive para o abastecimento do hospital.

A empresa reforçou que conta com a colaboração de todos os moradores de Espera Feliz para enfrentar este período, evitando desperdícios. Ela lembra que atitudes simples como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira, deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal, aguar plantas com regador e não lavar as calçadas com água tratada fazem toda a diferença.

A Copasa lembra que o uso consciente da água é importante em qualquer estação do ano

Por Sarha Dias Hottes / Gustavo Almeida – Portal Espera Feliz

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.