Portal Caparaó - Recuperandos da APAC fazem curso de pedreiro em Manhuaçu
Geral

Recuperandos da APAC fazem curso de pedreiro em Manhuaçu

28/01/2015

MANHUAÇU (MG) - Nesta quinta-feira, dia 29, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Manhuaçu (APAC) realizará a aula inaugural do curso de Pedreiro de Alvenaria, realizado pelo SESI Minas.

Fruto de uma parceria da APAC com o Minas Pela Paz, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, por meio do Programa Regresso e o Programa Escola Móvel do Sesi/Senai, a iniciativa pretende qualificar 40 recuperandos privados de liberdade que então poderão buscar uma colocação no mercado de trabalho. Este será o primeiro curso do ano de uma série de cursos em parceria do Minas Pela Paz com o Sesi em todo o estado.

Para o gerente de projetos do Minas Pela Paz, Enéas Melo, “estudos comprovam que egressos que trabalham têm probabilidade 63% menor de reincidir quando comparados com os que não trabalham.” Já para a gerente do programa Escola Móvel do SESI/SENAI, a parceria com o instituto é fundamental para alcançar pessoas que necessitam de apoio: “Nossa parceria com o Instituto Minas pela Paz nos permite ir além ao conseguirmos atuar uma parcela de nossa sociedade que precisa, ainda mais, desta oportunidade, deste crédito, deste certificado: os recuperandos das APAC’s.”

O atual momento do mercado de trabalho da construção civil é totalmente propício para a formação de mão de obra qualificada, como é o caso dos recuperandos da APAC de Manhuaçu que estão sendo capacitados. “O mercado de trabalho, principalmente o da construção civil passa por um momento de crescimento e a busca por profissionais capacitados é intensa, o que demonstra a necessidade de qualificação. Os recuperandos estão ansiosos com a proposta de qualificação apresentada e dispostos a aprender, o que na minha visão é o mais importante”, avalia o Walteir José da Silva - Juiz de Direito da Vara Criminal, Vara de Execuções Penais e Precatórias Cíveis e Criminais da Comarca de Manhuaçu.

APACS

As Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) são centros de recuperação de presos, geridos de acordo com uma metodologia própria, em que os próprios recuperandos (como os detentos são chamados nas APACs) cuidam do espaço onde vivem, estudam e trabalham. Hoje, há 37 unidades em Minas Gerais.

O funcionamento das APACs é muito diferente das unidades comuns do sistema prisional: não há algemas, policiais ou agentes armados.

Minas Pela Paz

O Minas Pela Paz foi fundado em 2007 pelas empresas que compõem o Conselho Estratégico da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. À época, dispostos a apoiar o ambiente de desenvolvimento econômico do Estado, os dirigentes escolheram como foco de atuação a melhoria dos índices de segurança pública e da qualidade da educação.

O Minas pela Paz foi então criado para ser a organização responsável pela realização deste trabalho, num primeiro momento mais focado em segurança pública para, em seguida, assumir também o viés da educação. Sua missão é promover a cultura de paz por meio da inclusão social de pessoas que estão em vulnerabilidade, transformando suas vidas.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.