Portal Caparaó - AML homenageia Nelson Duarte e Fábio do Patrocínio
Entretenimento

AML homenageia Nelson Duarte e Fábio do Patrocínio

20/02/2015 - Atualizado em 20/02/2015 17h41

MANHUAÇU (MG) - A Academia Manhuaçuense de Letras (AML) abriu a pauta de reuniões do ano de 2015 com duas homenagens especiais. Em sessão ordinária, a Acadêmica Amélia Nogueira da Rocha Viana apresentou a biografia do Patrono da Cadeira nº 26, Professor Nelson Martins Duarte. Na segunda parte, o Coronel Fábio do Patrocínio foi homenageado por sua contribuição valiosa ao fomento da Cultura e História de Manhuaçu.

Aberta pelo Presidente Luiz Amorim, a reunião teve a presença do Presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura Fábio Araújo de Sá, o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, do ex-comandante do 11º BPM Coronel Fábio do Patrocínio, e da senhora Ondina Duarte da Mota, representando os familiares do professor Nelson Duarte.

BIOGRAFIA

A Academia é formada por 40 membros. Cada cadeira tem um patrono, que foi uma personalidade da cultura ou da educação de Manhuaçu. Os acadêmicos devem apresentar o perfil biográfico de seus patronos.

Na noite do dia 10, a acadêmica Amélia Nogueira da Rocha Viana trouxe a história fascinante do professor Nelson Martins Duarte. Dentista e professor de Latim e Geografia na antiga Escola Normal Oficial, ele foi dedicado à família e participou ativamente de projetos na área social da cidade, no Lions Clube, bem como em empreendimentos, como o Manhuaçu Country Clube.
A exposição mostrou também a trajetória familiar, contou histórias e seus hábitos. Além disso, fotografias e documentos ajudaram a compor o perfil do homenageado.

Após a apresentação, a jornalista Carla Duarte Mota falou em nome da família de Nelson Duarte. Ela ressaltou a alegria com o reconhecimento e as lições que os filhos e netos aprenderam com o eterno professor.

HOMENAGEM

A segunda homenagem da noite foi ao Coronel Fábio do Patrocínio. Ele recebeu uma placa da Academia Manhuaçuense de Letras representando o reconhecimento por sua contribuição à cultura e à história de Manhuaçu.

“Em Maio de 1980, um grupo de pessoas sentiu a necessidade de criar uma organização em Manhuaçu para incentivar a arte e a cultura, visando atingir adultos e crianças, era o chamado Centro de Difusão Cultural de Manhuaçu. O Coronel Fábio do Patrocínio foi um dos responsáveis por essa mobilização. Na época, ele era comandante do batalhão e coordenou a reunião que foi o pontapé de tudo o que existe hoje. Naquele dia, foi eleita como presidente a Dona Ilza Campos Sad, que se tornou referência e grande lutadora pela cultura”, ressaltou o presidente Luiz Amorim.

A homenagem ao Coronel Fábio do Patrocínio é um agradecimento, de acordo com o presidente. “Já naquela época, o Coronel Fábio do Patrocínio dava exemplo. Não se preocupava somente com a segurança pública, mas com a cultura de Manhuaçu. Ele foi um dos idealizadores disso tudo”.

Ao agradecer a homenagem, o Coronel Fábio do Patrocínio falou de sua vinda para Manhuaçu, do casamento e das amizades que fez na cidade. Emocionado, ele disse que não esperava tamanho reconhecimento e felicitou a todos pelos frutos que aquela semente plantada em 1980 rendeu.
Ainda foi entregue para o Coronel Fábio do Patrocínio a Comenda José Lins do Rego, que leva o nome do patrono da AML.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.