Anastasia anunciou os novos secretários de Estado |
O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira (29), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, os nomes do novo secretariado do Governo do Estado de Minas Gerais ao lado do vice-governador eleito, deputado estadual Alberto Pinto Coelho, e do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Para a composição do secretariado, o governador Antonio Anastasia disse que levou em consideração a eficiência, a probidade e o compromisso com as metas defendidas pelo governo.
“Em primeiro lugar, o compromisso com o resultado, com a eficiência, com a probidade e, naturalmente, o primeiro compromisso que vamos reiterar no nosso secretariado na sua reunião no dia 3 (de janeiro), após a posse coletiva, será o cumprimento das leis, das metas determinadas no Plano de Governo, que tivemos aprovação no dia 3 de outubro, recente, último, nas eleições”, disse o governador Antonio Anastasia.
Os nomes escolhidos para a composição do secretariado são de altíssimo nível, segundo o governador, que enfatizou que a natureza do cargo de secretário de Estado é política. Os novos secretários tomarão posse na próxima segunda-feira (3).
Duas pessoas com relações de amizade e proximidade com a região de Manhuaçu foram nomeadas pelo Governador. O Deputado Estadual Bráulio Braz, que recebeu apoio do presidente da Câmara de Manhuaçu Toninho Gama, e do vereador José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha), além de ter sido majoritário em várias cidades da região, será o Secretário de Esportes e Juventude. Filha de manhuaçuenses e reconhecida por seu talento e eficiência na área cultural mineira, Eliane Parreiras vai assumir a Secretaria de Estado de Cultura, depois de uma produtiva passagem pela Fundação Clovis Salgado e outras instituições do setor.
NOVAS SECRETARIAS
Foram criadas as Secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Institucionais.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.
Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários no próximo mandato do governador Antonio Anastasia. São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayette Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esportes e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).
Quatro secretários serão mantidos nas suas respectivas pastas. São eles: Antônio Jorge de Souza Marques (Saúde), Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda) e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão). Já Ana Lúcia Gazzola deixará a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e assumirá a Secretaria de Estado de Educação.
Secretaria de Cultura
Eliane Parreiras - Secretária de Cultura |
Eliane Parreiras – Atual presidente da Fundação Clóvis Salgado, é formada em Comunicação Social pela PUC-MG, e pós-graduada em Gestão em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Cultural, pelo Instituto de Educação Continuada (IEC). Atua nas áreas de gestão e produção cultural há mais de 15 anos, em instituições do poder público e da iniciativa privada.
Foi diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas de 2002 a 2009, onde foi responsável pela construção da política de patrocínio cultural da empresa. Colaborou diretamente para a consolidação do pólo cultural do Vale do Aço, incentivando a produção regional. Integrou a equipe executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde participou do desenvolvimento do modelo de gestão do programa. Como professora, ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas de gestão cultural, marketing cultural, produção cultural e patrimônio cultural. Foi Coordenadora Geral da Comissão Mineira para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. É secretária-geral do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Secretaria de Esportes e da Juventude
Bráulio Braz - Secretário de Estado de Esportes e Juventude |
Bráulio Braz – deputado estadual, é presidente da Comissão de Redação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desde 2009, e vice-presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo (2007/2008). Foi um dos autores dos requerimentos para a constituição da Frente Parlamentar de Apoio ao Esporte Paraolímpico e para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte em Minas Gerais. Mineiro de Muriaé, é administrador de empresas e empresário. Iniciou suas atividades profissionais em 1963 e assumiu seu primeiro cargo de direção em 1967, aos 18 anos.
Com informações da agência Minas - portalcaparao@gmail.com