Portal Caparaó - Movimento Negro e Arpode iniciam projetos sociais
Geral

Movimento Negro e Arpode iniciam projetos sociais

31/01/2008 - Atualizado em 04/02/2008 11h19

Para desenvolver as atividades relacionadas ao bem-estar de quem precisa preparar para o futuro, a Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu e a Associação Regional de Portadores de Deficiência (ARPODE) elaboraram dois projetos ousados e conseguiram a liberação de recursos para a execução das ações. A celebração dos convênios entre as entidades e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) aconteceu em Belo Horizonte depois da aprovação pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

O trabalho a ser desenvolvido terá de atender todas as exigências, para que haja afinidade com o que é proposto pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, Marco Antônio Cabral conta que muitos obstáculos surgiram, mas finalmente o projeto "Jovem Atuante" será uma realidade para a instituição. Há muitos estão lutando para alcançar o objetivo. Ele explica que o projeto será voltado para oficinas de dança afro, hip-hop, capoeira, música, esporte e grafite.

As oficinas serão dirigidas por professores qualificados nas respectivas áreas, já que existe a verba específica para o pagamento dos instrutores, aquisição de mobiliário, equipamentos e manutenção dos cursos e oficinas a serem ministrados. O projeto consiste ainda na preparação dos jovens entre 13 e 17 anos para ingressarem no mercado de trabalho.

"Agora a associação será equipada, para que a partir de fevereiro possamos estar iniciando as atividades e preparando nossos jovens para o futuro", salienta Marco Cabral. Para executar o projeto "Jovem Atuante" foi liberada uma verba de R$ 49.110,51.

O projeto terá duração de um ano com acompanhamento de uma equipe especializada da capital, que dará todo suporte para serem desenvolvidas todas as atividades.

ARPODE

Outra conquista importante foi da Associação Regional de Portadores de Deficiência (ARPODE). A diretoria conseguiu que o projeto "Trabalhando em Rede" fosse aprovado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Segundo a presidente da ARPODE, Sônia Slaib, a verba no valor de R$ 68.354,45 possibilitará atendimento a Criança e o Adolescente em todas as cidades onde já existem o Conselho da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

A proposta para desenvolver o projeto consiste na busca de aprimoramento, promovendo cursos de capacitação para aqueles que estão trabalhando com crianças e adolescentes. "A nossa intenção é formar uma rede junto aos 33 municípios da Vertente Ocidental do Caparaó”, ressalta Sônia Slaib.

Os levantamentos para detectar quais os municípios estão atendendo as crianças e adolescentes inicia ainda esse mês. De acordo com Sônia Slaib, em fevereiro ou março haverá um seminário para que as atividades sejam realizadas junto aos conselhos, obedecendo todos os critérios exigidos no projeto, que foi assinado junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Eduardo Satil - 18:37 - 31/01/08 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.