Portal Caparaó - Cine Sesi Cultural percorre três cidades da região
Entretenimento

Cine Sesi Cultural percorre três cidades da região

10/04/2015

ABRE CAMPO (MG) -  Cidades do interior que não têm cinema recebem nova edição do projeto itinerante Cine Sesi Cultural. Na região, a programação inclui Abre Campo, Matipó e Espera Feliz. Alto padrão de qualidade em sessões gratuitas, nas pracinhas das cidades, com espaço para comédia, reflexão e cinema família. Esta é a nona vez que o Cine Sesi acontece em Minas Gerais.

Além da exibição de curtas e longas metragens, prioritariamente nacionais, o projeto oferece ainda  oficinas de cinema de animação (stop motion), para jovens e adultos de 4 municípios contemplados. Desde janeiro, o Cine Sesi viaja por lugarejos para apresentar à população a sétima arte e estimular a abertura de salas de projeção permanentes.

Durante as sessões, com direito a tapete vermelho e distribuição de pipocas de graça para a plateia, é exibida uma programação criativa em grande estilo. Entre as películas, estão os curtas Até o Sol Raiá (de Pernambuco, foi primeiro lugar no Festival Anima Mundi), Os filmes que não fiz (de Minas Gerais), Leonel Pé de Vento (RS) e Vida Maria (CE). Já os longas são Cine Holliúdy (do Ceará), O menino e o mundo (de São Paulo), A Busca (RJ) e A Era do Gelo 4, o único longa internacional da programação. Os curtas produzidos nas oficinas de animação do projeto  serão exibidos também na grande tela que mede 12 metros de largura por 5 de altura, num total de 60 metros quadrados de projeção, tamanho de muitos apartamentos modernos.
 
Para participar das oficinas de cinema de animação (stop motion) desta edição,  os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos de idade e podem ser professores e pessoas ligadas à arte, educação ou cultura e habitantes ou moradores próximos das cidades Santo Antônio do Amparo, São Gonçalo do Pará, Tiros e Lagoa Formosa. Vários curtas das oficinas passadas já foram premiados em festivais como o filme Grão Amargo, destaque no Anima Mundi na categoria Futuro Animador. Na programação,  ainda será exibido A Fábrica de Pastel de Angu. Também serão oferecidas  palestras nas cidades que receberão as oficinas do Cine Sesi. Um resumo da história da animação, experimentos óticos, digitais e analógicos.
 
CINE SESI

O Cine Sesi Cultural, é um projeto idealizado pela Diretora de Criação Lina Rosa Vieira, com o patrocínio do SESI. Já passou por mais de 600 cidades do interior de 12 estados do país – em algumas dessas cidades, mais de uma vez. Ao todo, alcançou mais de quatro milhões e quinhentas  mil pessoas, gente que, na sua grande maioria, nunca tinha visto cinema na vida. O projeto completa, em 2015, 14 anos de estrada, priorizando  exibição de filmes brasileiros, com alto padrão de qualidade técnica e de conteúdo, que ainda não tenham passado na TV aberta.

Neste ano, o projeto já esteve em Lajinha e Mutum e Bom Jesus do Galho.

PROGRAMAÇÃO

10, 11 e 12/04/2015 -  ABRE CAMPO  

Praça Tiradentes

17, 18 e 19/04/2015 - MATIPÓ   

Ao lado da Igreja de São João Batista

24, 25 e 26/04/2015 - ESPERA FELIZ   

Em frente à Prefeitura

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.