Portal Caparaó - 181: Denúncias podem auxiliar na resolução de crimes em Mutum
Segurança

181: Denúncias podem auxiliar na resolução de crimes em Mutum

17/04/2015 - Atualizado em 17/04/2015 10h37

MUTUM (MG) - Moradores de todo o estado de Minas Gerais contam com um grande aliado para denunciar crimes. Em face dos recentes episódios de homicídio em Mutum, é importante a participação da população ao utilizar o 181 – Disque Denúncia Unificado. O sigilo é absoluto.

O 181 é uma ferramenta muito importante para a Policia, ainda mais em cidades onde as pessoas dificilmente formalização informações.

Em Mutum, é fundamental que a população colabore com denúncias anônimas para que se possa chegar aos autores de crimes.

O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181

O sistema permite que a população denuncie ou forneça informações, anonimamente, sobre crimes e delitos contribuindo com o trabalho das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

“O importante é o que você diz, não quem você é”.

O 181 Disque Denúncia é um serviço de utilidade pública em prol da cidadania. É uma parceria do Minas pela Paz com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.

É um canal aberto de comunicação oferecido à população visando o enfrentamento e a prevenção da criminalidade através do recebimento de denúncias anônimas de crimes e sinistros.  Atende a todo o Estado de Minas Gerais e as ligações são gratuitas, com sigilo e anonimato garantidos. Recebe cerca de 250 denúncias por dia e contribui diariamente para a solução de inúmeros casos no Estado.

Como funciona

O cidadão faz a denúncia através do 181 Disque Denúncia e recebe uma senha para ter acesso ao resultado das investigações. As informações são registradas e encaminhadas a uma mesa de análise. São adicionadas outras informações que possam auxiliar na solução do caso e tudo é enviado para ser investigado. No final o denunciante pode telefonar para saber o resultado da sua denúncia.

Minha identidade é mantida em sigilo?
Sim. As chamadas são criptografadas; ou seja, grafadas em código e não permitem a decodificação. O número do telefone do denunciante não é identificado.

A polícia pode requerer que eu seja testemunha?
Não. O sigilo absoluto é um dos compromissos do Disque Denúncia. As ligações feitas para o serviço são gratuitas e não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Assim, impossibilita que o denunciante seja identificado.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.