Portal Caparaó - Câncer: Laudo descarta vínculo com água do SAAE
Agronégocios

Câncer: Laudo descarta vínculo com água do SAAE

26/03/2008 - Atualizado em 29/03/2008 09h46

A água fornecida pelo SAAE não oferece risco à saúde da população de Manhuaçu. A afirmação é garantida pelo Laboratório Araxá Ambiental depois da mais detalhada análise feita nos últimos tempos da água distribuída em Manhuaçu, Vilanova, São Pedro do Avaí e Dom Corrêa. Todos os parâmetros sobre agrotóxicos estão abaixo do valor máximo permitido.

Com o laudo analítico do Laboratório Araxá Ambiental, o diretor administrativo do SAAE, Gentil Pazeli, disse estar aliviado por poder garantir à população a qualidade da água oferecida. “Nós tínhamos certeza da qualidade, mas precisávamos de uma análise detalhada e específica sobre produtos químicos. Agora o povo pode ficar despreocupado com a água tratada fornecida pelo SAAE”, afirmou.

Gentil lembrou que, no final de semana, Manhuaçu registrou a morte de quatro pessoas vítimas de câncer e havia uma preocupação com a água. Descartada essa possibilidade, o diretor lembra que é preciso apurar de onde vem a grande incidência de casos na região e chama outros órgãos para verificar os produtos consumidos pela comunidade.

Ele ainda alertou sobre a necessidade da população fazer a sua parte para continuar bebendo uma água de qualidade. “Estamos entregando uma água com qualidade até o hidrômetro, mas é preciso que cada morador observe o seu reservatório. Verifique as condições para garantir a sua saúde”.

 Laudo Agua de Manhuaçu SAAE 2008

Como exemplo, a partir de abril, o Saae vai lavar as caixas d´água das escolas e creches da rede municipal de ensino.

AGROTÓXICOS

A análise do laboratório Araxá Ambiental foi realizada com amostras da água coletada no dia 10 de março na saída das estações de tratamento de Manhuaçu e dos distritos de Vilanova, São Pedro do Avaí e Dom Corrêa.

O chefe da seção de tratamento do SAAE Heliton Bassoto Vieira conta que a coleta foi feita nesse dia para aproveitar a chuva. “Todos alegavam que a chuva carregava agrotóxicos para os rios e o SAAE pegava essa água contaminada para distribuir a população. Então esperamos chover para colher as amostras”. Além das quatro estações de tratamento, foram coletadas amostras no Ribeirão Manhuaçuzinho.

O foco foram justamente os agrotóxicos. O laudo detalhado mostra que as substâncias químicas inorgânicas, orgânicas, agrotóxicos, cianotoxicinas e desinfetantes, quando aparecem, estão bem abaixo dos valores máximos permitidos pelo Ministério da Saúde.

Carlos Henrique Cruz - 26/03/08 - 21:09 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.