Portal Caparaó - Conselho de Saude de Manhuaçu promove reunião mensal
Geral

Conselho de Saude de Manhuaçu promove reunião mensal

27/03/2008 - Atualizado em 30/03/2008 10h19

O Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu se reuniu, ordinariamente, para discussão de assuntos de relevância para a saúde pública. Como de costume o encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde sob a presidência do conselheiro Júlio Caetano Dias.

Pro-Hosp

Na primeira parte da reunião houve a participação do Hospital César Leite, através da Administradora Ana Ligia. Foi apresentado um relatório completo sobre o Pro-Hosp (Programa de Fortalecimento Hospitalar), do Governo de Minas e os investimentos feitos nos últimos 4 anos em Manhuaçu, com destaque para as  melhorias da infra-estrutura, na qualidade e humanização do atendimento. Os investimentos fazem parte da proposta de regionalização do atendimento hospitalar.

Cirurgias eletivas

Os conselheiros questionaram a não realização de cirurgias eletivas nos últimos dias no HCL. Muitas pessoas estavam preparadas para serem operadas e não passaram por esse procedimento. De acordo, com Ana Ligia e o provedor do HCL, Fernando Lacerda, também presente à reunião, o problema tem sido gerado devido a atraso no repasse de recursos ao Hospital. HCL e Secretaria de Saúde divergem de alguns pontos contratuais que estão sendo discutidos para se encontrar uma solução que garanta a realização dessas cirurgias. O CMS também se prontificou a participar das discussões.

Tomografias

Foi aprovada a aquisição de tomografias (no valor de 3 mil reais) para atendimento aos pacientes do SUS. Na oportunidade, os conselheiros pediram à presidência do CMS o encaminhamento de ofício à Secretaria de Saúde solicitando a apresentação de um relatório com informações sobre a realização  desses procedimentos para que possam acompanhar.

Comissão de Finanças

A Comissão de Finanças apresentou parecer favorável à aprovação da prestação de contas da Secretaria referente aos meses de agosto e setembro/2007. Foi feita uma ressalva: A Comissão está, juntamente com a Secretaria de Saúde, fazendo levantamentos e apurando gastos exagerados com ligações telefônicas feitas por algumas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), em 2007. Um outro questionamento levantado e já esclarecido foi com a relação à folha de pagamento da Farmácia Popular de Manhuaçu. O CMS aprovou as contas.

Audiência Pública da Saúde

Os conselheiros tomaram ciência que será realizada no dia 4 de abril, na Câmara de Vereadores de Manhuaçu, uma Audiência Pública da Saúde, quando serão debatidos assuntos de interesse da população do município. Todos foram convidados para estarem neste evento. Os integrantes do CMS também foram convidados para estarem na Segunda semana do curso de farmácia da Faculdade do Futuro. A abertura será amanhã (24), às 19:30, com presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Rogério Ferreira.

Assuntos gerais

O Conselho de Unidade de Saúde de Vilanova, encaminhou ofício cobrando melhoria na distribuição de medicamento naquela unidade, onde a carga de medicamento tem sido insuficiente. Outras unidades de PSF também enfrentam o mesmo problema da falta de medicamentos.

A Associação de Moradores do Bairro Santana (AMBAS) questionou o horário de atendimento médico no PSF local. De acordo com a reclamação o horário tem sido inviável para a população.

Foi apresentada reclamação de usuários do SUS quanto a falta de materiais para realização de exames de ultrassonografia. Além da falta de materiais, foi solicitada também a melhoria no atendimento deste setor. Há necessidade de mais humanização, sobretudo.

Recentemente, foi apresentada ao CMS denúncia quanto à limpeza do Pronto Atendimento, o que não se verifica mais. De acordo com os conselheiros  o limpeza do PA melhorou, sendo necessária agora a pintura e limpeza das paredes, o que também é verificado em algumas unidades dos postos do PSF. A próxima reunião ordinária acontece em abril.

Luiz Nascimento - 27/03/08 - 12:44 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.