Portal Caparaó - Walter e Ednilson Dutra recebem prêmio em SP
Agronégocios

Walter e Ednilson Dutra recebem prêmio em SP

19/05/2015 - Atualizado em 19/05/2015 08h12

SÃO PAULO (SP) - Os cafeicultores Ednilson Alves Dutra e Walter César Dutra foram homenageados nesta segunda-feira, 18/05, durante o 6º Fórum Coffee & Dinner, em São Paulo. O evento discute a “Oferta Brasileira de Café: Desafios, tendências e sustentabilidade da produção brasileira e consumo interno e Panorama Mundial” e premiou as Fazendas Dutra pelo excelente trabalho na produção de café de qualidade.

A cada dois anos o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) organiza o evento, que reúne especialistas para debater tendências e desafios da cafeicultura brasileira e mundial. Nesta 6ª edição o objetivo foi discutir questões relacionadas ao atual cenário da oferta brasileira de café, levando em conta que o país é o principal fornecedor do grão desde 1860, respondendo por 33% do mercado exportador mundial e o segundo maior consumidor mundial do produto, atrás apenas dos EUA.

O fórum teve a presença de Fabiana D´Atri, economista coordenadora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco, que falou da atual conjuntura econômica mundial. Já Gustavo Diniz Junqueira, Presidente da Sociedade Rural Brasileira, ficou responsável por abordar os assuntos relacionados à sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

As questões ligadas à oferta brasileira de café foram apresentadas por Jefferson Carvalho, analista do Departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil; Sérgio Giestas Tristão, presidente da Tristão Companhia de Comércio Exterior e Pedro Lima, presidente da Três Corações Alimentos S/A.

Já os temas que envolvem a oferta e a demanda mundiais de café - com ênfase nos mercados emergentes – receberam as explanações de Henry C. Dunlop, presidente da Atlantic USA LLC; Octavio Pires, diretor Comercial Café da Louis Dreyfus Commodities Brasil S/A e Robério Oliveira Silva, diretor Executivo da Organização Internacional do Café.

O encontro reuniu a comunidade cafeeira, produtores, cooperativas, industriais, inclusive importadores de café, as entidades que se relacionam com o negócio do café, instituições financeiras, indústrias agropecuárias, empresas de navegação, corretoras, transportes, etc, e contou com a presença de autoridades federais e estaduais.

FAZENDAS DUTRA

Os irmão Ednilson Alves Dutra e Walter César Dutra são os responsáveis pelos cafés produzidos pelas Fazendas Dutra, na região de Manhuaçu. Associados da Associação de Cafés Especiais de Minas Gerais (SCAMG), eles são reconhecidos pela alta qualidade de seus cafés, inclusive com premiações nos mais diversos concursos.

O Cecafé concedeu o prêmio "Empreendedores do Café" em reconhecimento ao trabalho dos irmãos à frente das Fazendas Dutra, "com foco na constante melhoria da qualidade e dentro de padrões de sustentabilidade, constituindo-se num exemplo marcante da viabilidade das produções de montanha e da competência do cafeicultor brasileiro".

Carlos Henrique Cruz / Lucas Gil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.