Portal Caparaó - Escola Monsenhor Gonzalez faz desfile de 90 anos
Geral

Escola Monsenhor Gonzalez faz desfile de 90 anos

26/05/2015 - Atualizado em 26/05/2015 13h20
 

MANHUAÇU (MG) - As comemorações dos 90 anos da Estadual Monsenhor Gonzalez foram encerradas com um belo desfile na praça Cinco de Novembro, no Centro de Manhuaçu, na manhã desta segunda-feira, 25/05.

Os festejos iniciaram-se na última quinta-feira, 21, com um Culto de Ação de Graças, na 1ª Igreja Presbiteriana. Na sexta-feira, 22 de maio, Missa de Ação de Graças, na Matriz de São Lourenço.

Segundo a diretora Márcia Vitor, o desfile contou com a participação de todos os 650 alunos do educandário.

Para ela, é “impossível falar da história de Manhuaçu, sem citar a Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, a primeira instituição de ensino da cidade”. Em 1923, depois de vários anos em que o povo clamava por um grupo escolar e uma grande insistência e dedicação do então Presidente da Câmara, Dr. Cordovil Pinto Coelho, por meio do decreto Lei N º 6573 de 17/05/1920, que criou e deu autorização para o início da obra de construção do primeiro Grupo Escolar de Manhuaçu.

Inauguração

As festividades de inauguração foram marcadas para o dia 25 de maio de 1925. Houve um comentário que a famosa Banda de Música “Santa Cecília”, regida pelo mestre e compositor Filomeno dos Santos, não iria participar das festividades, por divergências políticas. O Presidente da Câmara era Doutor Cordovil Pinto Coelho, função que era também de Prefeito de Manhuaçu e a Banda Santa Cecília, prestava obediência ao seu rival político Doutor Alcino de Paula Salazar.

Os organizadores da festa de inauguração chefiados pelo Doutor Cordovil Pinto Coelho enviaram uma carta com um emissário narrando os fatos ao Presidente da República, Doutor Artur da Silva Bernardes, que era amigo pessoal do presidente da Câmara.

Então por determinação do Presidente da República, ao amanhecer deste dia, às 5 horas da manhã, chega o trem de ferro trazendo a famosa Banda de Música dos Fuzileiros Navais com todos os instrumentos. Foi uma grande alegria! Saíram do trem, na Baixada, e a medida que subiam para o centro da cidade, o povo pulava da cama e acompanhava a Banda, em seus trajes de dormir, pois, não houve tempo para que trocassem suas roupas.

A banda subiu até o Coreto da Praça, no centro da cidade e continuou tocando. Durante o trajeto, o maestro Filomeno dos Santos, uniu-se com seus músicos e subindo ao coreto a fim de cumprimentar os componentes da Banda dos Fuzileiros Navais e seu maestro recebeu deste a batuta e, em um emocionante congraçamento, regeu as duas Bandas. Todos se emocionaram por verem os adversários unidos com o mesmo objetivo.

Diretores

Havia apenas sete professoras normalistas, na época, sendo nomeado o primeiro diretor administrativo o Professor Manoel do Carmo, que lecionava para o sexo masculino, tendo seu mandato de 1925 a 1929. Após sua aposentadoria, assumiu a direção a professora Adelina de Paula Sette, que em 1917. Filha da terra, Dona Adelina ficou na direção de 1929 a 1931.

De 1931 a 1932, foi Lucas Lacerda. Depois, por 14 anos (1932 a 1946) a escola ficou sob a direção do professor Jarbas Rezende. A professora Técnica Custódia Feres Abi-Sáber ficou como diretora substituta e nesse período, o Grupo Escolar de Manhuaçu, passou a se chamar grupo Escolar “Monsenhor Gonzalez” em merecida homenagem ao Monsenhor José de Maria Gonzalez, que viveu vinte e dois anos na cidade. Chegando em 08 de julho de 1917, e um mês depois de sua chegada, em 10 de agosto, com apenas NR$ 0,28 (vinte e oito réis), lançou a pedra fundamental da Matriz de São Lourenço.

Dona Custódia Feres, foi a primeira professora técnica da Educação formada no Instituto de Educação de Belo Horizonte, na década de 30 e foi diretora por duas vezes, de 1946 a 1953 e, 1961 a 1966.

De 1954 a 1957, Aracy Pimentel foi a diretora. Já no período de 1957 a 1960, passou dona Iracy Silva. De 1966 a 1977, Mary Said Chéquer. E a escola muda o nome de Grupo Escolar Monsenhor Gonzalez para Escola Estadual “Monsenhor Gonzalez”.

Em 1977, é nomeada diretora a senhora Laudy de Souza Lima, que encerra sua administração em meados de 1978 e assume a direção, Helena Aparecida Fernandes Vieira, ficando até 1982, quando sai, deixa Ruth Lea de Godoy Caldas, que administrou de 1983 a 1985.

Já em 1986, por poucos meses, assume a escola, Margareth Pêsso Guidicci, e logo após, foi nomeada a senhora Maria Albina Rodrigues Latfala, que ficou na direção no período de 1986 a 1988. No ano de 1989, por alguns meses foi diretora Argentina de Oliveira, até a nomeação da professora Jussara Aparecida Nacif e ficou na direção até 1991. No final de 1991 com a democratização da gestão escolar, a comunidade elegeu pela primeira veza sua diretora, a senhora Maria Aparecida Braga de Sá, e, foi eleita por mais duas vezes, ficando na direção oito anos, de 1992 a 1999.

No final de 1999, aconteceu a quarta eleição para diretores, sendo eleita pela comunidade, a senhora Luizaura Januário de Oliveira Ferreira tendo como Vice-diretora a senhora Almerinda Toledo Ribeiro. Estas foram reeleitas por aclamação da comunidade no ano de 2004 e 2007.        Em 2011, após aposentadoria da senhora Luizaura, assumiu a direção da Escola, indicada pelo Colegiado Escolar, a professora Márcia Vítor Moreira que, em 2012, passou pelo processo de certificação e eleição, sendo então nomeada para o cargo, onde permanece até hoje.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.