Portal Caparaó - Milhares de fiéis participam a celebração do centenário da diocese
Geral

Milhares de fiéis participam a celebração do centenário da diocese

29/06/2015 - Atualizado em 29/06/2015 18h17
 

CARATINGA (MG) - Milhares de fiéis de 52 paróquias de mais de 60 municípios participaram neste domingo, 28/06, da celebração dos cem anos da Diocese de Caratinga.

Antes da missa, uma rica cerimônia marcou a abertura do evento. O bispo diocesano, dom Emanuel Messias, após conversar com a imprensa, entrou no ambiente festivo em um Ford 1929, referência à figura de dom João Batista Cavati, bispo da diocese que tinha um carro desses.

Na sequência foram entronizadas bandeiras das cidades que compõem a diocese, bandeiras dos brasões dos bispos, além da bandeira nacional e do vaticano.

Por último, os amados padres Demerval, Humberto Boreli e Monsenhor Raul, entronizaram a imagem de São João Batista, que foi recepcionada pelo bispo, que também fez a oração do centenário.

Com a presença de sete bispos, além de dom Emanuel, e dezenas de padres aconteceu a celebração festiva.

HOMILIA

Durante sua homilia, o bispo diocesano, dom Emanuel Messias, valorizou a liturgia da Palavra da natividade de São João Batista. O bispo enfatizou o nome de João Batista. “João significa Deus é misericordioso. Essa é a grande notícia que o precursor do Messias veio nos trazer”, disse o bispo.

“Estamos celebrando a natividade de São João Batista, lâmpada que arde e ilumina, este é o lema de nosso centenário. Deus em sua infinita misericórdia faz maravilhas no meio de nós. Assim como a Mãe de Jesus já tinha cantado as maravilhas de Deus, também nós queremos cantar as maravilhas de Deus no meio do povo. Discípulos missionários, somos todos luz do mundo. Queremos continuar sendo luz do mundo, para iluminar a vida de nossos irmãos e irmãs”, afirmou o bispo.

Dom Emanuel lembrou que a Igreja é luz do mundo. “Luz como instituição, como comunidade e como pessoa. A Igreja trabalha para que os rostos desfigurados de nossos irmãos carentes de amor, de fé e de recursos sejam transfigurados, no rosto iluminados de Cristo ressuscitado”, disse.

Recordando a história da diocese, dom Emanuel afirmou: “Hoje temos o privilégio de celebrar nosso centenário. Somos privilegiados, pois estamos colhendo os frutos de todos os que nos antecederam, com todas as suas dificuldades, suas carências de recursos materiais e humanos”.

Depois, o bispo citou vários pontos da história da diocese, desde sua criação, citando os seus cinco antecessores e nomes de padres que marcaram a história, como monsenhor Aristides Marques da Rocha e padre Júlio Maria de Lombaerde. Dom Emanuel lembrou ainda da presença da diocese nas áreas da saúde, educação e promoção humana.

“Podemos afirmar em sã consciência que a Igreja nestes cem anos cuidou do seu povo carente, doente, educando-o, como uma mãe cuida de seus filhos. Que o nome de Deus seja louvado em cada um de nós que se dedica a viver o discipulado missionário, ajudando a construir a história de nossa diocese”, disse.

Na sequência, seis leigos, representando as seis foranias da diocese, proclamaram as preces e foi feita a procissão do ofertório.

REFERÊNCIAS

Ao final da celebração, algumas homenagens marcaram o momento. Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, lembrou sua relação com a diocese e, como presidente do regional leste 2 da CNBB, parabenizou à diocese por seu aniversário. O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, valorizou o momento, parabenizando ao bispo, dom Emanuel, e a todo o povo de Deus na diocese.

Dom Emanuel lembrou ainda a presença de alguns símbolos na celebração. De acordo com o bispo, o anel que usava durante a celebração pertencia a seu antecessor, dom Hélio Gonçalves Heleno. O cálice usado teria sido o cálice de dom Carloto Távora, primeiro bispo da diocese. O báculo teria pertencido ao terceiro bispo, dom João Batista Cavati. Além disso, o bispo tornou a mencionar o uso do Ford 1929 na procissão de entrada, fazendo referência a dom Carloto e também a monsenhor Rocha.

Por fim, leu-se a ata da comemoração e uma mensagem da nunciatura apostólica no Brasil para a ocasião.

Carlos Henrique Cruz - com informações da Diocese de Caratinga e imagens da Diocese de Caratinga, Pascom Santuário e Rádio Cidade - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.