Portal Caparaó - Queijo e doce de leite gigantes marcam novos recordes
Economia

Queijo e doce de leite gigantes marcam novos recordes

01/08/2015 - Atualizado em 01/08/2015 08h42

IPANEMA (MG) - Ipanema bateu seus próprios recordes e mantém o título mundial com o maior queijo minas padrão e o maior doce de leite. O resultado foi auditado pelo Rank Brasil na tarde deste sábado, 01/08, durante a 6ª Festa do Queijo. O doce de leite pesou 517 quilos (dez a mais do que em 2014) e o queijo somou 1.810 quilos (40 quilos a mais).

A festa tradicional de Ipanema comemora a importância da cadeia produtiva do leite para a economia do município. Durante os últimos dias, o universo da pecuária leiteira foi destaque. Uma mini-fazenda foi montada na Praça da Paz. Shows e feira gastronômica também compuseram a comemoração.

No sábado, o auge da festa foi a pesagem oficial do queijo e do doce de leite gigantes. O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari aferiu os pesos e medidas e realizou a entrega dos troféus.

Após a confirmação dos novos recordes, houve desfile pelas ruas da cidade e finalmente o corte e a distribuição de queijo e doce de leite para a população. O público superou todas as expectativas.

O momento do corte do queijo teve a presença do Prefeito de Ipanema Júlio Fontoura acompanhado do Secretário de Estado de Defesa Social Bernardo Santana e do Vice-presidente da Capil (Cooperativa Agropecuária de Ipanema), Rui Gonçalves Rodrigues, e do sócio e gerente da fábrica de doces Nhá Nair, Marlúcio Venâncio Rodrigues.

Diversos prefeitos, lideranças regionais, vereadores e convidados prestigiaram a cerimônia. O deputado federal Renzo Braz e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Paulo Cezar Dias, também participou da comemoração, acompanhado de outros membros da corte do TRE.

RECORDES

Dezessete mil e quinhentos litros de leite foram utilizados para a produção do maior queijo minas do mundo neste ano de 2015, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e 150 kg de sal. Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, a fabricação do queijo passou por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.  

“A produção foi feita em uma queijomate automatizada, de onde seguiu para o processo de enformagem. Devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo, é enformado dentro da câmara fria onde permaneceu entre as temperaturas de cinco à dez graus até o momento do desfile”, explicou.

Para a quantidade de 517 quilos de doce de leite foram usados 1.300 litros de leite e 350 kg de açúcar. O gerente da fábrica de doces Nhá Nair, Marlúcio Venâncio Rodrigues, conta que foi um momento de tensão esperar pelo resultado: “Estamos no ramo há 14 anos e fomos aperfeiçoando a receita do doce, que é tradicional e vem desde as origens da família. O que aumenta é a proporção de leite e o trabalho para a fabricação.  Ficamos esperando a pesagem e felizmente conseguimos superar a marca do ano passado”, afirma.

TURISMO

O propulsor da economia local é a pecuária leiteira. A Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) é a mais importante captadora e recebe diariamente 110 mil litros de leite. Ela é a responsável pela produção do queijo e a fábrica Nhá Nair pelo doce de leite.

Desde que foi criado, o evento em Ipanema tem atraído turistas e, consequentemente, o interesse pelos produtos feitos na cidade.  Com cerca de 20 mil habitantes, o município tem como propulsor da economia a pecuária leiteira, com 1,5 mil produtores. A Capil recebe sozinha 100 mil litros de leite diariamente, sendo que, há dias em que o volume chega a 180 mil litros.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.