Portal Caparaó - Concurso Leiteiro e Festa da Agricultura Familiar
Agronégocios

Concurso Leiteiro e Festa da Agricultura Familiar

27/08/2015 - Atualizado em 27/08/2015 00h22

MANHUAÇU (MG) - As ordenhas do Terceiro Concurso Leiteiro de Manhuaçu, organizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com criadores de gado de toda a região, foram iniciadas nesta quarta-feira, 26/08, no Parque de Exposições na Ponte da Aldeia.

O prefeito Nailton Heringer participou da movimentação no primeiro dia. Segundo o prefeito, a volta do concurso leiteiro valoriza o produtor de leite em Manhuaçu e toda a região, esquecido nos últimos anos sem promoções do tipo, naturais em uma região com vocação para o agronegócio.

Mais de quarenta vacas leiteiras participam do torneio, que prossegue até sábado, quando ocorrem as premiações aos vencedores. No total são seis ordenhas realizadas diariamente, começando às sete horas da manhã e prosseguindo até seis da tarde.

As disputas são realizadas em três categorias sendo uma até trinta quilos de acordo com a produção média diária de leite. As outras categorias são a livre e as novilhas até quatro dentes categoria livre, que serão premiadas de acordo com a maior produção.

A comissão organizadora, formada por produtores de leite, informou as premiações do evento. Os prêmios serão para os proprietários das três vacas melhores colocadas em cada uma das três categorias sendo, mil reais para o terceiro colocado, dois mil para o segundo colocado e três mil reais para o grande campeão.

FESTA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Festa da Agricultura Familiar está programada para o dia 29 e visa comemorar com os produtores o encerramento do período de colheita de café em praticamente toda a região.

A festa será realizada na área do Parque de Exposições, no Bairro Ponte da Aldeia, em conjunto com o encerramento do Terceiro Concurso Leiteiro Regional e a Primeira Mostra do Gado Girolando, programado para os dias 27 e 28, com a premiação aos vencedores prevista para o dia 29. Também estão programadas para o dia as finais de um torneio de futebol, premiação de um concurso de redação e realização de um concurso de calouros e shows com artistas regionais.

À frente da organização do evento, o secretário de Agricultura, Sandro Tavares, destacou que é uma festa dedicada ao produtor. “Antecedendo a programação no Parque de Exposições será realizada uma carreata pelas ruas da cidade com o produtor mostrando aquilo que tem em sua propriedade como tratores, máquinas e o café, dentre outros produtos, além de uma cavalgada” – destacou. A carreata está prevista para começar as 11 horas da manhã.

No concurso leiteiro, as inscrições para participação podem ser feitas no primeiro dia do concurso. A comissão organizadora, formada por produtores de leite, já definiu com a Secretaria de Agricultura as premiações no evento. Os prêmios serão para os proprietários das três vacas melhores colocadas em cada uma das três categorias. A categoria até 30 quilos de acordo com a produção média diária de leite. As vacas categoria livre e as novilhas até quatro dentes categoria livre serão premiadas de acordo com a maior produção.

TORNEIO DE FUTEBOL E CONCURSO DE REDAÇÃO

Como parte da programação, estão previstas no dia 29 a partida final do torneio de futebol, cujos jogos já começaram envolvendo seis equipes representando várias comunidades rurais. São elas: Palmeirinha, Manhuaçuzinho, Soledade, Taquara Preta, Coqueiro Rural e São Roque. As partidas de futebol acontecem sempre aos finais de semana no campo de futebol do Parque de Exposições, onde também será disputado o jogo decisivo final no dia 29 e a premiação.

Outra iniciativa é a realização do concurso de redação, em parceria com a Secretaria de Educação e as escolas da zona rural do município. As diretoras e professoras das escolas da zona rural trabalham com os alunos a elaboração da redação para participação na seleção para a premiação. Os alunos envolvidos no concurso, são necessariamente, do quinto ano e o tema “A importância da agricultura familiar para a merenda escolar”. “É um tema diretamente relacionado à zona rural, à agricultura familiar e também a merenda escolar. São eles os fornecedores desses produtos, então nada mais justo que seja bem ligado à agricultura familiar” – completou Sandro Tavares.

Para motivar a participação dos estudantes e das escolas na promoção, o concurso de redação prevê premiação para os três primeiros lugares. As escolas onde os alunos vencedores estudam também serão premiadas, numa forma de prestigiar a todos. Uma comissão formada por professores e integrantes da organização do evento vão avaliar as redações para definição das melhores que serão premiadas durante a festa

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.