Portal Caparaó - Bombeiros orientam para evitar incêndios em vegetação
Agronégocios

Bombeiros orientam para evitar incêndios em vegetação

27/08/2015

MANHUAÇU (MG) - As chuvas não chegaram ao estado neste mês de agosto e o tempo seco aumenta as condições favoráveis para os incêndios em vegetação. O que muita gente não sabe é que pequenos cuidados podem diminuir a chance de pequenos focos tornarem-se grandes incêndios provocando a destruição de áreas verdes e trazendo riscos à saúde de quem mora próximo a esses locais.

Um dos pontos de atenção do Corpo de Bombeiros são os lotes vagos. No primeiro semestre do ano, a corporação atendeu a 1554 chamados para combater incêndios em lotes vagos em todo o estado. No mesmo período, foram realizadas mais de 17 mil vistorias em locais com potencial risco de incêndio. De acordo com a Tenente Sônia Borges, especialista em combate a incêndio florestal, é importante que as pessoas se conscientizem da importância de manter esses locais limpos. “A grande maioria dos incêndios em vegetação são causados pela ação humana, pela falta de conhecimento e pela prática de hábitos desnecessários como a queima do  lixo para limpar a propriedade. Nesta época do ano, qualquer fagulha, levada pelo vento, pode provocar um grande incêndio”, alerta. A oficial diz que a limpeza dos lotes deve ser feita durante todo o ano. “Uma queima não pode substituir as capinas periódicas para retirada da vegetação”.

Mas os cuidados vão mais além, a corporação recomenda que os lotes sejam mantidos limpos, sem entulhos, e que tão logo a pessoa perceba algum foco, acione imediatamente os Bombeiros pelo telefone 193.

O alerta dos bombeiros também se estende às zonas rurais. Quem quiser ajudar a evitar um incêndio não deve soltar fogos de artifício perto de florestas ou áreas rurais e nem lançar guimbas de cigarro pelas janelas dos automóveis. “ A população precisa se conscientizar que nesta época do ano, os ventos fortes ajudam na propagação do fogo então, um descuido pode ser perigoso”, alerta a Tenente Sônia .

O cuidado deve ser redobrado em uma prática muito comum no estado: os acampamentos. Ao acender fogueiras, a dica é remover todas as folhas secas e fazer um círculo com pedras ao redor do fogo. Essa “barreira” impede que pequenas brasas atinjam a vegetação. Caso seja necessário realizar uma queimada, a orientação é que o dono da propriedade peça autorização ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para realizar uma queima controlada.

Outra dica dos bombeiros é a abertura de “aceiros”, faixas em que a vegetação é retirada para impedir que o fogo de queimadas e incêndios se propague. Os aceiros podem ser feitos para preservar uma área (plantações, residências, estradas, áreas de preservação), antes do incêndio ou para evitar  que ele se alastre quando já estiver começado.

Assessoria de Imprensa
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.