Portal Caparaó - Especialista afirma: Placas devem ser substituídas
Geral

Especialista afirma: Placas devem ser substituídas

02/09/2015 - Atualizado em 02/09/2015 16h13

MANHUAÇU (MG) - O trevo do cafeicultor, na BR-262, que está em obras desde dezembro do ano passado, é alvo de uma nova crítica. Dessa vez, motoristas reclamam da "inovação" com a placa de Parada Obrigatória, totalmente em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

A reportagem conversou com Diretor de Ensino e Instrutor de Autoescola, Luiz Carlos Verly, que é professor de Legislação de Trânsito, pós-graduado em Trânsito pela Universidade Cândido Mendes/RJ e Instituto Pós-Graduar/BH.

A sinalização de trânsito nas vias deve seguir alguns princípios básicos, para percepção dos usuários, garantindo a real eficácia dos sinais, comolegalidade, suficiência, padronização, clareza, visibilidade elegibilidade,  ou seja, ser vista à distância necessária e  ser lida emtempo hábil para a tomada de decisão do usuário da via.

O especialista em trânsito, Luiz Carlos Verly, confirma que os questionamentos e críticas dos motoristas estão corretos. "A placa de Parada Obrigatória (octogonal), conhecida pela legislação de trânsito como R-1,  assinala ao condutor que deve parar seu veículo antes de entrar ou cruzar a via/pista. Ela contém normas específicas para sua confecção e o fabricante deve seguir o formato citado na Resolução do Contran 180/05, que aprovou o Manual de Sinalização Volume I".

Ele ainda aponta que as dimensões para o perímetro urbano são diferentes daquelas colocadas no perímetro rural (rodovia/estrada). "Embora o trevo esteja no perímetro urbano, existe ali a rodovia BR 262,desta forma  a sinalização margeando ou cruzando a rodovia, deve seguir ospadrões, dimensões e critérios de via rural".

Luiz Carlos Verly explica que a norma determina que a R-1 deve ser confeccionada com fundo vermelho refletivo, orla interna branco refletivo, orla externa vermelho refletivo e  verso preto fosco. "Nesse entendimento, a sinalização R-1, recentemente instalada no trevo, contraria o formato original, porque, embora tenha o desenho octogonal, o responsável pela fabricação usou a chapa de metalon na forma retangular. É importante frisar que o formato original octogonal (8 lados) é para que o usuário que venha na via transversal possa reconhecê-la pelo verso, e este, deve ser  preto fosco".

BONITINHAS, MAS ERRADAS

Segundo o especialista em trânsito, mesmo que as placas afixadas no trevo, no primeiro momento sejam bonitas aos olhos das pessoas leigas no assunto sinalização, perante a norma legal são uma “aberração”. 

Ele argumenta que providências urgentes devem ser tomadas para o devido reparo por parte do órgão responsável pela implantação daquela sinalização. "Naquele local, passam diariamente usuários da cidade e região e de toda parte do país".

Além disso, Luiz Carlos Verly ressalta que a responsabilidade, em caso de acidente, pode recair sobre o órgão que implantou a sinalização. "Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, o órgão responsável pela implantação da sinalização, responde, no âmbito da respectiva competência, objetivamente, por danos causados aos cidadãos, em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro".

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.