Portal Caparaó - Ciclista faz percurso de São Paulo a Manhuaçu em três dias
Esportes

Ciclista faz percurso de São Paulo a Manhuaçu em três dias

29/09/2015 - Atualizado em 30/09/2015 08h00

MANHUAÇU (MG) - O ciclista de Manhuaçu, Altivo Nunes Alves Filho, 22 anos, cumpriu um desafio: em três dias percorreu 912 quilômetros de bicicleta do interior de São Paulo até Manhuaçu.

O jovem ciclista é um exemplo para sua geração. Atualmente morando em São Paulo, ele participa profissionalmente de equipes de competição em grades percursos. Ele aceitou fazer o desafio de sua antiga equipe e completou com muito sucesso.

Altivo saiu de Santa Gertrudes (SP), onde mora atualmente na manhã de sexta-feira. Depois de oito horas, atingiu Pouso Alegre, no sul de Minas, perfazendo 245 quilômetros. O segundo dia foi até a capital. Ele percorreu no sábado mais 388 quilômetros. A chegada em Manhuaçu foi no final da tarde de domingo, com mais 279 quilômetros de pedaladas.

INCENTIVO

Praticante do ciclismo desde a adolescência, Altivo conta que o desafio foi muito puxado, mas valeu o esforço como incentivo para outras pessoas. “Como participo de competições profissionais, a carga de treino é puxada, mesmo assim, não foi fácil. O calor estava intenso e foi um desafio muito pesado. Agora é ir em busca de outros desafios. O pior trecho são os primeiros 50 quilômetros. Você pensa está perto de casa e pode desistir e longe do destino, faltavam 850 quilômetros ainda. Mas as amizades, apoio em mensagens e whatsapp, não deixaram que eu desistisse”, conta.

Lógico que Altivo é profissional na área, mas seu talento e dedicação servem de referência para outras pessoas. No entanto, ele conta que o ciclismo ganha cada vez mais adeptos. “Eu fiz o desafio, mas minha mensagem é para que as pessoas pratiquem esporte, em busca do bem estar em geral. A bicicleta favorece a saúde, diminui o estresse e proporciona um contato saudável com a natureza e com os amigos”, garante.

Há dez anos no ciclismo, Altivo Alves participa profissionalmente em mountain bike por duas equipes e no ciclismo em provas de resistência e grandes voltas em competições no Brasil todo.

São seis a oito horas por dia de treinamento, academia e orientação de profissionais para aguentar o ritmo puxado. "Estive me preparando muito para este desafio, que teve grande importância pessoal pra mim. Ele é acompanhado do treinador Tony Canela, que o orienta na preparação e nas provas".

RECEPÇÃO

A antiga equipe de Altivo preparou uma recepção para o atleta na chegada a Manhuaçu. O amigo Moisés e o cunhado Igor acompanharam o trecho final. (Detalhe, eles estavam de carro).

Moisés Ribeiro, da equipe Academia Power Pedal Plus de Manhuaçu, foi um dos incentivadores. Ele conta que hoje o grupo tem atletas da cidade participando de competições. “Além de mim, temos o Lucas Schueng, Roberta Marinho, Hélio Marinho Magalhães, Maabson Schott e o Ueides Mauricio e temos visto o crescimento da prática do esporte do ciclismo, com pessoas buscando bem estar. Temos muitos atletas que podem participar de competições, mas queremos incentivar que a pessoa possa se divertir, praticar um esporte”, detalha Moisés Ribeiro Alves.

BEM ESTAR

O apoio da Academia Power também tem sido fundamental. Altivo Alves conversou com vários praticantes do ciclismo e esteve na academia durante a semana. A primeira vantagem é que o ambiente possui bicicletas especificamente preparadas para o ciclismo.

O responsável pela Academia Power, Roberto Pissaia, conta que a prática do esporte, como qualquer atividade física, requer avaliação e acompanhamento especializado

“Realmente o interesse pelo ciclismo tem crescido no interior. Aqui a proposta começou com o Moisés e a equipe está sempre participando de competições, tendo novos talentos sendo revelados. Mas mesmo aquele que apenas quer participar, sem intenção de disputa de classificação, tem todo o suporte da nossa equipe. A academia tem todas as condições de preparação e orientação para o preparo muscular que o atleta precisa para suportar a prova”, detalha Roberto Pissaia.

Mesmo o atleta de final de semana também tem que ter o acompanhamento para evitar uma lesão muscular. “Não é apenas para competição. É para melhorar a qualidade de vida. Para isso, tem que ter o básico de treinamento, condições ideais para evitar sequelas e manter o dia-a-dia normal”, completa.

Altivo é de Manhuaçu e está tendo sucesso em competições. Ele vem para estimular as pessoas para chegarem ao nível dele. “Temos pessoas na cidade que já se destacam e têm potencial. Aqueles que queiram conhecer o trabalho que é feito na academia, podem nos procurar”, afirma.

A proposta do desafio foi cumprida e foi pensada como incentivo para outras pessoas. O mais indicado é procurar fazer exercícios físicos pelo menos duas ou três vezes durante a semana, para garantir um bom condicionamento físico e o bem estar. O ciclismo é uma opção que tem conquistado mais adeptos a cada dia. “Além de aumentar a autoestima, as atividades regulares podem, inclusive, prevenir doenças crônico degenerativas, como a obesidade, colesterol e hipertensão. E tem belas paisagens na nossa região que valem a pena serem apreciadas”, finaliza Roberto Pissaia.

Jailton Pereira | Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.