Portal Caparaó - Explosões: Moradores não precisam se preocupar
Segurança

Explosões: Moradores não precisam se preocupar

06/05/2008 - Atualizado em 07/05/2008 19h16

Moradores da região do Córrego Boa Vista e do Bairro São Jorge vão acompanhar uma grande movimentação policial nesta quarta, quinta e sexta-feiras. A partir da tarde de hoje, começa a Jornada Policial Militar promovida pela Companhia de Ensino e Treinamento do 11º BPM. Os 90 soldados alunos poderão experimentar na prática o que aprenderam nos primeiros meses do Curso Técnico de Segurança Pública 2008 em estandes que imitaram as mais difíceis adversidades que um profissional de segurança enfrenta, inclusive com desgaste físico e psicológico.

As atividades da Jornada Policial Militar estão calcadas nas técnicas do curso de formação que objetiva preparar os futuros soldados a atuarem na região. Objetivando resgatar os princípios e práticas de operações militares baseado na organização, planejamento e alicerçado na hierarquia e disciplina, presentes principalmente nos exercícios de marcha a pé; maneabilidade, aquartelamento e nos grupos de combates. As atividades começam nesta quarta-feira e se estenderam até às sexta-feira.

“Teremos movimentações na sede do quartel durante a tarde e a noite. Alguns moradores do bairro São Jorge irão ouvir o barulho de algumas explosões, mas queremos que fiquem tranqüilos, já que são materiais usados em treinamento e com toda a segurança”, afirma o Capitão Jéferson Vitor, comandante da companhia de ensino e treinamento.

A jornada começa mesmo na quinta-feira, às 4:30, com uma caminhada da sede do batalhão até o Córrego Boa Vista. Na Fazenda Boa Vista 1, a Polícia Militar montou uma grande estrutura para abrigar o treinamento. “Estamos retornando a essa região depois de 12 anos sem treinamentos no local. Nos últimos dois anos, o curso promoveu a Jornada no Coqueiro Rural”, afirma.  A polícia visitou propriedades vizinhas e informou da operação. O percurso é de sete quilômetros.

REALIDADE LOCAL

Ele destacou que durante a carreira militar os alunos podem se deparar com essas atividades em ações de combate à criminalidade que venham a ocorrer em regiões de difícil acesso, como a perseguição a marginais escondidos em matas durante a noite.

“Eles têm que conhecer esse tipo de terreno para combater o crime com perfeição. Essa jornada só acontece com os alunos depois de uma série de treinamentos nos primeiros meses do curso. São necessários nove meses para que o aluno se forme e chegue a soldado, mas esse é um momento importante na carreira deles”, completou.

O capitão lembrou ainda que a maioria das ocorrências de grande proporção na área do batalhão tem seu desfecho na zona rural ou mesmo se desenrola em meio às matas e estradas rurais. “Esse tipo de aprendizado é crucial em regiões como a nossa”.   Carlos Henrique Cruz - 07/05/08 -00:01 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.