Portal Caparaó - Homem preso por engano ganha liberdade
Geral

Homem preso por engano ganha liberdade

30/11/2015 - Atualizado em 02/12/2015 14h08

MANHUAÇU (MG) - Parentes e amigos de Antônio Carlos Teodoro, 57 anos, morador do distrito de São Pedro do Avaí, se mobilizam em busca de Justiça. Ele está preso desde a noite de sexta-feira, 28/11, por engano. Carlinhos, como é carinhosamente conhecido, foi detido justamente por colaborar com a polícia. Na tarde de terça-feira, 01/12, ele foi liberado.

Na sexta-feira, à noite, policiais militares abordaram uma motocicleta com dois ocupantes. A moto era furtada e o comprador foi enquadrado como receptador. Acontece que Carlinhos foi convidado como testemunha para assinar a ocorrência. No entanto, quando digitaram os dados dele, o morador foi  surpreendido por um mandado de prisão em seu desfavor.

Uma verdadeira corrente de fé e de carinho tem sido formada em São Pedro do Avaí desde sua prisão e pelo momento difícil que passa Carlinhos e toda sua família com a certeza de ter sido preso por um crime que não cometeu. Toda a comunidade está solidária com sua dor.

O mandado de prisão contra Antônio Carlos Teodoro é da Comarca de Carmo do Paraíba, cidade localizada no triângulo mineiro, a 620 quilômetros daqui. Detalhe: Carlinhos nunca foi àquela região.

Antonio Carlos Teodoro alega que havia perdido alguns documentos já fazia algum tempo e que não fez o devido registro do boletim de ocorrência, comunicando a perda na ocasião dos fatos. Ele acredita que alguém, usando de má fé, localizou seus documentos e estava utilizando de maneira criminosa, imputando a ele crimes que não cometeu.

Os policiais não tinham outra coisa a fazer. Ele teve que ser conduzido e apresentado na delegacia. Está recolhido no presídio deste a noite de sexta-feira.

A partir desse episódio, uma verdadeira mobilização começou no sentido de comprovar que ele não é a pessoa procurada. Acontece que o mandado de prisão foi expedido pela Justiça da Comarca de Carmo do Paranaíba e somente lá é que se poder revogar a medida.

Durante todo o final de semana e agora, nesta segunda-feira, advogados da Defensoria Pública e amigos estão tentando mobilizar a Justiça para que revejam a medida e libertem o morador de São Pedro do Avaí.

ABAIXO-ASSINADO E ORAÇÕES

Familiares e amigos aguardam ansiosos a decisão da justiça e juntos fazem uma corrente de oração e um pedido: que todos rezem a Deus por ele e por sua família.

Carlinhos trabalhou como Ministro Extraordinário da Eucaristia (fotos) durante um grande período e participa também de Pastorais na Igreja Católica de São Pedro do Avaí. Neste domingo, após a missa, houve mobilizações para coletar assinaturas (foto). Mais de quinhentos moradores já assinaram em favor do conterrâneo, que é visto como pessoa de bem e nem se envolve em brigas ou confusões.

A reportagem do Portal Caparaó entrou em contato também com o delegado regional Dr. Fábio Henrique. Ele explicou que o mandado de prisão foi expedido em 2008, num processo que já se encontra encerrado (baixado), mas que é necessário que haja uma determinação da comarca de origem para Carlinhos seja liberado.

ATUALIZAÇÃO

O Carlinhos (Antônio Carlos Teodoro) de São Pedro do Avaí foi liberado nesta terça-feira, 01/12, depois de quase 4 dias preso em Manhuaçu. O alvará de soltura foi expedido pelo Juiz de Direito de Carmo do Paranaíba, no Triângulo Mineiro. 

A pessoa que deveria estar presa, lá de Carmo do Paranaíba, já estava era morta e o mandado continuava aberto desde 2008.

Carlos Henrique Cruz - com informações do Portal Vilanova - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.