Portal Caparaó - Dezembro vermelho no bairro Santa Terezinha
Geral

Dezembro vermelho no bairro Santa Terezinha

04/12/2015

MANHUAÇU (MG) - O bairro Santa Terezinha recebeu uma ação para encerrar as atividades promovidas pela secretaria de Saúde, por meio da ESF – Estratégia de Saúde da Família da comunidade, em prol da saúde do homem, marcada pelo novembro azul. Na ocasião, os funcionários da unidade deram início às ações de combate às DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis, que têm início no dia primeiro de dezembro com o dia mundial de combate à Aids, e estende sob a bandeira do dezembro vermelho, durante todo o mês.

Outra ação importante foi promovida pelas equipes da Vigilância Ambiental, que trabalham no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor de doenças como dengue, febre Chikungunya e Zica vírus, que em Manhuaçu registrou índice de 1,4 no último LIRa - Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti. O bairro está entre os com maior foco. Além de uma tenda onde foi explicada a importância de combater o transmissor, a peça de teatro montada pelos agentes de endemias também foi encenada, e atraiu a criançada, que participou com a trupe, e ao final mostraram que entenderam o recado, de não deixar o mosquito nascer.

A programação ainda incluiu atividades físicas sob orientação dos alunos do curso de educação física da Faculdade do Futuro, e lazer com brincadeiras e jogos, além de pula-pula, algodão doce e sorteio de diversos brindes, doados pelo comércio do bairro e do entorno. A ESF Santa Terezinha funciona há três anos, e desde sua abertura, cumpre com seu papel de trabalhar a prevenção de doenças com a comunidade de sua área de cobertura.

“Tentamos mobilizar a comunidade para mostrar o nosso trabalho como agente de saúde, que não é somente fazer as visitas domiciliares, mas estamos aqui para trabalhar a prevenção, e não apenas para curar as doenças. Então hoje, juntamente com as equipes de endemias e o pessoal do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e com essa ação, encerrarmos o novembro azul e damos início ao dezembro vermelho, que é voltado paras as DST’s, que no nosso meio de trabalho na nossa comunidade, temos percebido que aumentou” - relata a ACS – Agente Comunitária de Saúde, Ariane Luísa, uma das responsáveis pela organização da atividade.  

Secretaria de Comunicação Social - Manhuaçu - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.