Portal Caparaó - Hélio Costa visita Manhuaçu e assina projetos
Política

Hélio Costa visita Manhuaçu e assina projetos

12/05/2008 - Atualizado em 15/05/2008 11h51
Manhuaçu recebeu a visita do Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa. Acompanhado de autoridades federais, estaduais e municipais, o ministro assinou Termos de Doação de Telecentros Comunitários para cerca de 35 municípios da Zona da Mata. Ele também participou da inauguração das novas instalações da Agência Central dos Correios em Manhuaçu.   O ministro foi recepcionado no Aeroporto em Santo Amaro de Minas pelo Prefeito Sérgio Breder, uma comitiva de secretários e vereadores. Acompanhado dos Deputados Federais João Magalhães, Mauro Lopes e Leonardo Monteiro e do deputado estadual Sebastião Costa, ele cumpriu o primeiro compromisso no Centro Cultural João Bracks.

Os Telecentros Comunitários fazem parte do programa de inclusão digital do governo federal, que, por intermédio do Ministério das Comunicações, está executando o programa em todo o País. A estrutura dos Telecentros assegura acesso à Internet de alta velocidade para todos os municípios brasileiros, com livre utilização pela comunidade. “Há alguns anos, era uma verdadeira maratona conseguir uma ligação internacional. Hoje, estamos colocando o país inteiro na vanguarda das telecomunicações. Os Telecentros fazem parte desse processo de desenvolvimento do nosso país”, afirmou.

De acordo com dados da assessoria do Ministério, em todo o País cerca de 80% dos municípios já se cadastraram e estão aptos a assinar o Termo de Doação com o Ministério das Comunicações para receberem os equipamentos. Em Minas Gerais, o percentual de municípios cadastrados chega a 85%.

TECNOLOGIA

Diversas ações estão sendo desenvolvidas com o objetivo de ampliar o acesso à modernas tecnologias de informação e comunicação, especialmente para a população de baixa renda. Uma das medidas do programa é a instalação de internet banda larga em todas as mais de 142 mil escolas públicas do Brasil, com previsão para conclusão em 2010.

O kit que compõe cada Telecentro Comunitário é constituído de um servidor de informática; 10 computadores; uma central de monitoramento com uma câmera de vídeo de segurança; um roteador wireless (sem fio); 11 estabilizadores; uma impressora à laser; um projetor multimídia (data show); 21 cadeiras; uma mesa do professor; 11 mesas para computador; uma mesa para impressora; e um armário baixo.

Os telecentros serão conectados à internet de alta velocidade e contarão com os serviços de telefonia, via VoIP e IPTV, para permitir a veiculação de programas como a TV Escola.

Hélio Costa também aproveitou a cerimônia para registrar os investimentos nos serviços de telefonia e internet em Minas Gerais, a ampliação da rede de telefonia celular em todo o país. Na fala aos participantes, o ministro ainda comentou a TV Digital e garantiu que vários distritos serão beneficiados com telefonia móvel em Minas Gerais.

AGRADECIMENTO

O Deputado Federal João Magalhães destacou sua satisfação com a visita do Ministro Hélio Costa a Manhuaçu. O parlamentar ainda lembrou investimentos dos Correios e nas áreas de Comunicação e Telecomunicações na região. O deputado ainda agradeceu pela liberação de três emissoras de rádio FM comunitárias no município de Manhuaçu: Bairro Nossa Senhora Aparecida (na cidade) e nos distritos de Vilanova e São Pedro do Avaí.

Além do agradecimento a Hélio Costa, o Prefeito Sérgio Breder aproveitou para lembrar dos investimentos que o governo Lula faz no campo social e da cidadania, como o projeto de inclusão digital. Em sua fala, ele ainda pediu o empenho do ministro para a BR-262. “Eu sei que não é da sua pasta, mas vai nos ajudar muito se levar o nosso pleito. Estamos com as lombadas eletrônicas paradas e a cada dia mais vidas são perdidas na BR-262 aqui em Manhuaçu. É preciso que façamos alguma coisa”, afirmou.

CORREIOS

O ministro participou também da inauguração das obras de melhorias na agência central dos Correios de Manhuaçu e faz a entrega de computadores do Projeto Usa Bem dos Correios

O projeto, desenvolvido pela Diretoria Regional dos Correios em Minas Gerais, visa contribuir para a promoção de políticas governamentais relacionadas à inclusão social e digital, desenvolvimento e construção da cidadania.

As novas instalações da Agência de Correios com 465 metros quadrados visam melhorar a qualidade do atendimento postal e oferecer mais conforto aos funcionários e clientes da região.

Além das melhorias na agência, os Correios transformaram o segundo andar do prédio no Escritório de Negócios. “É um espaço destinado a reuniões e atendimento diferenciado a grandes clientes, A criação do escritório foi impulsionada pelo crescente potencial econômico de Manhuaçu, reconhecendo a posição de referência do município para o Leste de Minas”, explicou o diretor dos Correios em Minas Gerais Fernando Miranda.

USA BEM

A fim de contribuir para a promoção de políticas governamentais relacionadas à inclusão social e digital, desenvolvimento e construção de cidadania, a diretoria dos Correios em Minas Gerais desenvolve  o projeto “Usa bem”, sob a orientação do Ministério das Comunicações .

Durante a cerimônia o ministro entregou cinqüenta microcomputadores para oito associações de cidades da Zona da Mata.

A cerimônia terminou com a visita às novas instalações.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira / Antônio José – 12/05/08 – 22:15 – portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.