Portal Caparaó - Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida com o Terço dos Homens
Geral

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida com o Terço dos Homens

22/02/2016 - Atualizado em 23/02/2016 17h51

APARECIDA (SP) - A VIII Romaria Nacional do Terço dos Homens com o tema ‘Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé!’, aconteceu neste final de semana, em Aparecida (SP). Caravanas do Terço dos Homens com integrantes das Paróquias de São Lourenço e Bom Pastor – Manhuaçu, Santa Helena - Caputira e Santa Margarida e de Nossa Senhora do Rosário de Vilanova estiveram presentes.

Um momento muito especial foi no encerramento da romaria. O Grupo do Terço dos Homens da Paróquia de São Lourenço foi sorteado e recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que os acompanhará em missão até a próxima edição do encontro, em fevereiro de 2017.

Com muita emoção, receberam a imagem o Coordenador Nagib Silva Dos Santos e alguns dos presentes já organizando uma grande peregrinação de Nossa Senhora pelas comunidades das Paróquias São Lourenço e Bom Pastor em Manhuaçu e outras da Diocese de Caratinga.

Neste ano de 2016, o 5º Encontro Diocesano do Terço dos Homens já estava agendado para Manhuaçu no dia 12 de junho. Assim, haverá ainda maior alegria com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

50 MIL HOMENS

Mais de 50 mil homens se reuniram neste final de semana em devoção a Maria no Santuário de Aparecida (SP).

Na sexta-feira, durante toda a madrugada, das 23h às 4h30, as vozes masculinas se uniram em oração na primeira vigília do Terço dos Homens, realizada na Capela São José, no interior do Santuário Nacional.

No sábado, a programação das atividades do Terço dos Homens começou cedo. Às 7h30 os milhares de homens se reuniram na tribuna Papa Bento XVI para rezarem e cantarem com o padre Antônio Maria. Às 11h todos se encaminharam para o Altar Central onde aconteceu a missa solene do Terço dos Homens presidida por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e referencial no Brasil, para acompanhar o Terço dos Homens.

Dom Gil, antes de iniciar sua homilia, saudou todos os homens presentes, demonstrando a alegria de reunir na casa da Mãe Aparecida mais de “50 mil terços”, vindos de diversas partes do Brasil.

Em sua homilia, o bispo de Juiz de Fora explicou o que tem a ver a oração do terço e do rosário com o Evangelho.

“A oração do Rosário é uma contemplação dos mistérios do Evangelho, para meditar na companhia de Maria, a luz do seu olhar, ao som da sua voz, sobre a vida de Cristo e sobre o mistério de Cristo expressos no evangelho.” Afirmando: “rezar o terço e rezar o rosário é viver o evangelho”.

Dom Gil ressaltou a missão dos homens presentes no Santuário, que é levar o amor de Deus, seguindo os passos de Maria que foi a primeira a viver a palavra de Jesus e a acreditar na encarnação do verbo.

“Assim meu caro homem do terço, você sabe qual é a sua missão e a sua força, é levar no coração o amor de Deus para espalhar para os outros”.

Ao finalizar, dom Gil expressou mais uma vez a sua felicidade dizendo que, neste sábado, celebrou 54 anos de vida religiosa e está feliz por ver crescer a cada ano o número de homens e padres comprometidos e atuantes na missão de evangelizar, através do terço.

“Eu estou feliz neste ano, nessa oitava romaria, pois estou vendo crescer não só os números, mas o fervor dos nossos homens. E também o número de padres, nomeados pelos bispos, que estão atuantes , assumindo, acolhendo e divulgando o valor evangelizador do terço dos homens”. Concluiu dizendo: “Padres, incentivem, não percam essa força evangelizadora que se chama terço dos homens”.

Ao final da celebração, dom Darci José Nicioli, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, falou aos homens da VIII Romaria do Terço dos Homens.

“Estamos contentes, a casa ficou pequena”... “Acho que teremos que construir uma nova Basílica”, brincou.

Em sua mensagem, dom Darci também destacou a missão dos homens na evangelização. “Homens do terço, vocês voltam pra casa com uma missão, convidar mais um para fazer parte do terço e assim a nossa romaria será cada vez mais festiva.”

Dom Darci sublinhou: “Perseverem nesse instrumento que é o terço, perseverem na oração, pois quem reza se salva, quem reza vence, quem não reza é vencido.”

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.