Portal Caparaó - Jogos Escolares fazem sucesso em Matipó
Esportes

Jogos Escolares fazem sucesso em Matipó

27/05/2008 - Atualizado em 28/05/2008 19h24

O JEMG, Jogos Escolares de Minas Gerais 2008, etapa microrregional, reuniu em Matipó mais de 10 cidades competindo em várias modalidades. Na abertura do evento, na segunda-feira, 19, autoridades da SRE, Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, e da SEMEC, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, participaram da cerimônia. Para o Diretor da SRE, João Pessoa da Cunha, os jogos são um meio de integração social. Cunha ainda elogiou Matipó pela organização, agradeceu e parabenizou o prefeito Joaquim Bifano Magalhães pelo empenho e apoio aos jogos.

A cerimônia de abertura valorizou cada delegação e relembrou a cultura regional trazendo, num desfile com trajes feito com sacos e galhas de café, como principal meio de subsistência. O espírito olímpico também prevaleceu com o desfile da tocha e acendimento da pira olímpica. A Diretora Municipal, Lígia Aquino de Oliveira, declarou a abertura dos jogos e ressaltou o contentamento de Matipó receber mais uma vez a etapa microrregional.

Motivo de alegria e orgulho para a administração de Joaquim do Nenego, o prefeito considera importante o apoio aos jogos. “O esporte permite a inclusão social. Nossos jovens aprendem muito com os jogos. Disciplina, companheirismo etc. Por isso, nós valorizamos e sempre buscamos fazer o máximo para que se tenha sucesso na organização do JEMG. Matipó é a cidade dos esportes, e sempre vamos incentivar. Espero que ano que vem possamos sediar novamente a etapa microrregional”, declara o prefeito que também é esportista.

Encerramento

O encerramento do JEMG marcou novamente a realização de um evento de sucesso. Foram cinco dias de muito esporte nas quadras poliesportivas de Matipó. A organização da Prefeitura de Matipó com a coordenação de profissionais da Secretaria de Estado de Esportes proporcionou aos participantes e visitantes uma espetáculo grandioso.

As três quadras utilizadas para a realização das diversas modalidades esportivas foram reformadas pela prefeitura. Além das reformas, os jogos marcaram a inauguração do novo centro esportivo do Bairro Palhada. A nova quadra coberta recebeu jogos de handbol e futsal.

O Centro Cultural de Matipó transformou-se no centro de comando dos jogos. Um escritório com computadores, impressoras, telefones ficou à disposição da equipe responsável pela confecção das tabelas dos jogos e boletins informativos, mantendo contato direto com a Secretaria de Esportes em Belo Horizonte.

Para o coordenador técnico microrregional dos jogos, Aluísio Otávio Teixeira de Carvalho, a competição superou suas expectativas. “A realização dos jogos em Matipó me surpreendeu. Organização, apoio logístico como carros e pessoal foram muito acima da média. A prefeitura deu todas as condições para o sucesso do evento. Eu posso afirmar que Matipó com certeza foi um dos melhores lugares que já trabalhei”, destaca Aluísio, que já participou como coordenador de 18 disputas do JEMG, destacando Matipó e Leopoldina como os melhores pra se trabalhar.

A atleta Géssika Alves Smith, de Chalé, destacou a emoção de disputar o torneio. “Nunca havia participado de jogos fora de minha cidade. É muito bom! Nós conhecemos pessoas e ficamos cada vez mais unidas com nossa escola. Representar nossa cidade é muito bom”, declarou a estudante. Lohaine Analu de Sá, de Matipó, ressaltou o apoio da torcida. “Matipó é muito bom. Jogar aqui nos deixa feliz com essa torcida que grita o tempo inteiro”, relata.

Estrutura

O município de Matipó sediou pela segunda vez a etapa microrregional do JEMG. Para a realização dos jogos a prefeitura de Matipó montou uma mega estrutura de logística e operações envolvendo cerca de 80 funcionários, carros e também a disponibilização de alojamentos.

O transporte dos atletas dos alojamentos para os locais dos jogos foi realizado pelas vans escolares da prefeitura. Todo conforto e comodidade credenciam Matipó como cidade mais bem estruturada na região para receber as etapas dos jogos escolares.

Além de toda estrutura disponibilizada nos alojamentos, transporte de delegações e a organização nas quadras, os atletas e a população matipoense viveram cinco dias de muita diversão. A prefeitura montou um palco, ao lado do Centro Cultural, no centro da cidade, onde vários shows aconteceram todas as noites.

Classificação

As equipes que se classificaram para a etapa regional, que será realizada em Jequitinhonha, no Vale do Aço, entre os dias 24 e 28 de junho. Confira a tabela. 

Modalidade

Modulo I

Modulo II

 

Handbol Masculino

 

E.E. Bairro Boa Vista  Matipó

 

Colégio Tiradentes  Manhuaçu

 

Handbol Feminino

 

E.E. Bairro Boa Vista  Matipó

 

Colégio Tiradentes  Manhuaçu

 

Voleibol Masculino

 

E. E. Prof. Levinda Alves  Mutum

 

E.E. Reverendo Cícero

Siqueira – Alto Jequitibá

 

Voleibol Feminino

 

E. E. Prof. Levinda Alves

Mutum’

 

E.E. Reverendo Cícero Siqueira – Alto Jequitibá

 

Futsal Masculino

 

E.E. Bairro Boa Vista

Matipó

 

E.E. Dionysio Costa

Mutum

 

Futsal Feminino

 

 

E.E. Waldomiro Mendes de Almeida – Matipó

 

E.E. Orosimbo Gomes de Moraes  S.J. Mantimento

 

Basquete Masculino

 

Colégio Santa Terezinha

Manhumirim

Destaque para a equipe de futsal masculino do Bairro Boa Vista em Matipó, que se classificou pela primeira vez, emocionando todos os presentes na quadra Dr. Mário Assad. Uma grande festa foi armada após o apito final do juiz, sacramentando a vitória sobre o time de São José do Mantimento. A primeira-dama e Secretária de Educação de Matipó, Rita Aparecida Vieira de Assis Magalhães, esteve na torcida e cumprimentou os atletas. “Estou feliz pela nossa cidade. Parabéns aos professores do Boa Vista. Esse meninos merecem essa alegria. Eles passam por dificuldades e essa alegria verdadeira nos contagia. Que Deus os ilumine no prosseguimento da competição”, declara Rita. 

Willian Chaves - 2//05/08 - 21:26 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.