Portal Caparaó - Mutirão da Cidadania Empresarial é lançado em Manhuaçu
Economia

Mutirão da Cidadania Empresarial é lançado em Manhuaçu

28/05/2008 - Atualizado em 30/05/2008 18h32

Orientar o empreendedor informal quanto aos procedimentos necessários para sua formalização é o objetivo do Mutirão da Cidadania Empresarial que o Banco do Brasil promove em conjunto com a Associação do Contadores de Manhuaçu (Ascon), Associação Comercial (Aciam), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Secretaria de Estado de Fazenda e Receita Federal do Brasil. O lançamento da parceria foi neste quarta (28) pela manhã com a presença de autoridades e representantes dos parceiros no projeto em Manhuaçu. A iniciativa foi divulgada simultaneamente em centenas de agências pelo País.

Durante o Mutirão, o empreendedor tem à sua disposição funcionários das instituições participantes reunidos em um único local. Nesta quarta-feira, foram prestadas orientações técnica, empresarial e creditícia aos empreendedores informais que já possuem negócio e pretendem expandir o empreendimento, conquistar mercados e ter acesso a linhas de crédito com taxa de juros e prazos adequados às pequenas empresas.

O Gerente de Pessoa Jurídica do BB em Manhuaçu, Jacques Cordeiro, explicou que foi montada uma sala com informações específicas sobre procedimentos para formalizar o negócio. Ele ressaltou também o envolvimento da Câmara e da Prefeitura Municipal.

Segundo o Gerente Geral Nilton Bento Vieira, o Mutirão da Cidadania Empresarial foi uma proposta que o banco apostou com bons resultados: “A iniciativa faz parte da comemoração dos 200 anos do Banco do Brasil. A idéia é, juntamente com os parceiros, orientar os empreendedores para formalizarem seus negócios. Queremos que seja só o início de um movimento em que vamos garantir aos informais o acesso a todos os benefícios e vantagens da empresa formalizada”.

INCENTIVO

Com a vigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, há novo ânimo à criação de ambiente diferenciado e favorável aos pequenos negócios, gerando expectativa de que o conjunto de ações desencadeadas – desburocratização, desoneração e incentivos – estimule, de fato, o empreendedorismo, a formalidade e o fortalecimento dos pequenos negócios existentes no Brasil.

“O Sebrae apóia com a parte de capacitação e orientação empresarial. A função é dar condições de abertura de crédito para o empresário no mercado formal. O Banco do Brasil tomou uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de Manhuaçu, gerando empregos e renda, através da formalização desses negócios”, completou a técnica da regional de Manhuaçu Ereni Emerick.

As instituições que realizam o Mutirão da Cidadania Empresarial apostam que ações de apoio à formalização de empreendedores, que atualmente se encontram na informalidade, poderá promover o desenvolvimento sustentável das empresas regional e localmente, por meio do financiamento às atividades produtivas e, consequentemente, gerar trabalho e renda nas comunidades.

Ao se formalizar, o empresário pode se beneficiar de incentivos fiscais e creditícios, participar de concorrência pública, solicitar empréstimos e financiamentos em instituições financeiras e de desenvolvimento entre outros benefícios.

O representante da Receita Federal do Brasil Fernando Assumpção Cruz diz que a empresa precisa ser competitiva e sustentável, mas para chegar a esse patamar é necessário que ela esteja formalizada. “Muitos profissionais desconhecem suas obrigações e também seus direitos. Esse tipo de iniciativa é essencial para garantir a formalização e desmistificar a imagem distorcida que muitos ainda têm sobre a função e o trabalho da Receita Federal do Brasil”, afirmou.

Jailton Pereira - 28/05/08 - 18:48 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.