Portal Caparaó - Celebrada missa do Crisma e da unidade diocesana
Geral

Celebrada missa do Crisma e da unidade diocesana

30/03/2016 - Atualizado em 30/03/2016 16h58

CARATINGA (MG) - Na última semana foi celebrada a missa do Crisma e da unidade diocesana. A celebração aconteceu na catedral de São João Batista, em Caratinga e reuniu mais de oitenta padres dos cleros diocesano e religioso.

Na acolhida, o presidente da celebração, dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, acolheu a todos e manifestou sua alegria em reunir todo opresbitério, juntamente com representantes de todas as paróquias da diocese para a celebração que marca a unidade da Igreja. “Vamos celebrar com fé e alegria esta missa. Nela abençoaremos os santos óleos, usados nos sacramentos de nossa Igreja”, disse.

Homilia

O bispo começou sua reflexão parabenizando aos padres pelo dia da instituição da eucaristia e do sacerdócio.

Em seguida, refletiu sobre o texto do Evangelho, lembrando que todas as escrituras do primeiro testamento convergem para Jesus. “O espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu, disse Jesus no texto que proclamamos. Hoje abençoamos os óleos da unção. Somos um povo ungido. Um povo sacerdotal. Régio. É bom que a gente sinta essa realidade na nossa vida. Ungidos, nos tornamos outro Cristo”, disse o bispo, lembrando ainda que essa unção é comprometedora. “Elas nos transforma o coração. Nos faz ser Igreja em saída”, afirmou.

De acordo com o bispo, ninguém é ungido à toa. “Somos ungidos para uma finalidade específica. Essa unção que Jesus recebe tem uma finalidade. Abençoar os pobres e falar de Deus a eles. Consolar os oprimidos. Libertar os cativos. Essa missão também é dada a cada um de nós”, lembrou.

Dom Emanuel mencionou ainda a expressão usada por Jesus: “Ano da graça do Senhor”. Lembrou que ela significa o tempo da Igreja e a relacionou ao Jubileu da misericórdia. “Que nós, através do nosso sacerdócio batismal e do nosso sacerdócio ministerial, possamos levar essa boa notícia a nossos irmãos. Levar a liberdade aos que estão com os corações oprimidos. Levar a mensagem da bênção e da misericórdia de Deus aos nossos irmãos, mas façamos isso com a alegria. Sejamos agentes da alegria”, exortou o bispo.

Finalizando, dom Emanuel convidou todos os padres a sentirem o prazer de servir, de fazer um sacrifício para uma vida santa. “Façamos isso para que nossa presença no meio do povo seja presença santificadora. Que nossos irmãos leigos sintam em nós padres um sinal da presença de Deus na sua comunidade. Acolhendo, compreendendo e valorizando o que recebem de bom de nós. Deus seja louvado na pessoa de cada um de nossos padres e na vida das pessoas que recebem os santos óleos. Amém”, finalizou.

Renovação das promessas e benção dos óleos

Após a homilia, de pé e com as mãos estendidas, os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais. O bispo os motivou a relembrarem o dia em que foram ordenados, revivendo os propósitos que fizeram e anualmente renovam nesta celebração.

Depois, ao término da celebração, o bispo abençoou os óleos santos do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos. Estes óleos são levados para as paróquias e usados na administração dos sacramentos. Durante a homilia, o bispo citou a bênção dos óleos, usados para a unção dos fiéis leigos e ordenados. “Da nossa catedral hoje sai esse sinal da santificação do povo que será usado em todas as paróquias da diocese”, afirmou o bispo.

Claudio Geraldo - Fotos Mariza Tuelher Fotografias - www.marizatuelher.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.