Portal Caparaó - Dia do Café, conheça os benefícios presentes na bebida
Entretenimento

Dia do Café, conheça os benefícios presentes na bebida

14/04/2016 - Atualizado em 15/04/2016 07h57

MANHUAÇU (MG) - Estimulante, ajuda na concentração e a reduzir os radicais livres presentes no organismo. Essas são algumas das principais propriedades do café. Originado da Etiópia, a bebida ganhou ares e chegou no Brasil no século 18. Desde então, tornou-se o queridinho dos brasileiros. Muitos irão comemorar o Dia Internacional do Café, nesta quinta-feira (14/04), saboreando uma generosa xícara.

Presente na cozinha da casa, no restaurante ou até mesmo no trabalho, muitos brasileiros não conseguem viver sem ele. Além da bebida tradicional, o café pode ser consumido em diversas formas como: expresso, americano, macchiatto, expresso panna, duplo, cortado, café com leite, cappuccino, café latte, breve, mocha, irlandês, caramel macchiatto, havaiano, amaretto, árabe, carinbenho, submarino ou quintafrio.

A bairista Lidiane Santos explica que o produto é composto por diversas vitaminas e minerais. Ela diz que o organismo funciona melhor quando consumido pelo menos uma vez por dia, deixando as pessoas mais espertas. "O café possui varias propriedades, entre elas a cafeína, que ajuda a estimular o ânimo do usuário. Além disso, o que deixa calórico são as substâncias colocadas nele".

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que beber entre três e cinco xícaras de café durante o dia reduz a probabilidade de morrer prematuramente de doenças cardíacas, suicídio, diabetes ou mal de Parkinson. Tanto o café comum quanto o descafeinado despontam como benéficos para a saúde, segundo os pesquisadores.

Para tomar aquela xícara de café sem deixar o sabor amargo, a bairista orienta o consumidor a escolher o grão do tipo gourmet a especial. "Os cafés tomados diariamente são mais amargos porque têm uma quantidade maior de defeitos como grãos pretos, verdes ou ardidos", explicou. 

Ela também afirma que para preparar um bom café caseiro é necessário tomar alguns cuidados. "Quem for fazê-lo não pode deixar a água ferver. Além disso, é importante não deixar o café cozinhar com tudo junto, porque isso vai diminuir o amargo". Ela ainda sugere escaldar o filtro de papel para depois adicionar o pó. Logo em seguida, explica Lidiane, a pessoa deve colocar água aos poucos para que passe rápido e não ficar com sabor amargo.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.