Portal Caparaó - Manhuaçuenses se destacam no Campeonato de Estreantes
Esportes

Manhuaçuenses se destacam no Campeonato de Estreantes

25/05/2016 - Atualizado em 26/05/2016 09h34

BELO HORIZONTE (MG) – “Os resultados superaram todas as nossas expectativas”. Foi assim que resumiu o coach Alan Caetano, que levou atletas de Manhuaçu para a disputa do Campeonato de Estreantes de Fisiculturismo, no último fim de semana, em Belo Horizonte. Os quatro body builders que disputaram o torneio se classificaram para o Campeonato Mineiro da categoria, que será realizado daqui a um mês.

De acordo com Alan Caetano, o objetivo era justamente classificar todos os atletas para o Campeonato Mineiro. Carla Alves, que disputou na categoria Bikini, ficou em segundo lugar. Mesma colocação do atleta Guilherme Gualberto, que disputou na categoria Men’s Pysique. As atletas Faby Costa e Sayssa, que participaram na categoria Wellnes, também garantiram vaga no Mineiro.

“O nosso trabalho só aumenta daqui para frente. Vamos intensificar toda a preparação desses atletas, visando uma melhor classificação para o Campeonato Brasileiro. Para isso contamos com ações específicas como dieta e treinamento”, explicou o coach Alan Caetano.

Além dos estreantes, para o Campeonato Mineiro os atletas Agimar Ferreira e Flávia Baraky também estão garantidos.

TRABALHO

A atleta Carla Alves, de 25 anos, conversou com a reportagem do DIÁRIO. Ela ficou em segundo lugar na categoria Bikini. O resultado foi comemorado como um presente de aniversário, que foi completado no dia do evento. “Comemorei bastante essa conquista, pois precisei parar um tempo e resolvi voltar nesta competição. Isso é prova de que estava certa”, disse Carla.

Antes de subir ao palco para competir, a atleta revela que são necessários verdadeiros sacrifícios. “Lutamos constantemente contra a balança, nossos treinos e a parte financeira e o nosso psicológico. Só de participar do evento já é uma grande vitória. Quando conseguimos um resultado como este então, é ainda mais gratificante. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, comemorou a atleta.

Para quem quer participar de competições de fisiculturismo, mas ainda não se decidiu, Carla dá uma dica. “A primeira coisa a se fazer é querer. Em seguida verificar qual categoria se encaixa melhor com o seu biótipo. Depois, é necessário ter disciplina, compromisso e responsabilidade para alcançar os seus objetivos. Não é impossível para ninguém, basta querer”, concluiu.

COMPETIÇÃO

O trabalho com estes atletas vem sendo realizado pelo coach Alan Caetano. Segundo ele, todos estão sendo monitorados e capacitados para participarem de competições. E este Campeonato de Estreantes servirá como seletiva para o Campeonato Mineiro. “Como o esporte está ganhando cada vez mais notoriedade no Estado, houve a necessidade de se fazer evento prévio antes do torneio maior”, explicou Alan.

Competições como esta, além de servirem como trampolim para campeonatos maiores, servem também para que os atletas conheçam a realidade de eventos profissionais. Tudo é preparado nos mesmos moldes de Campeonatos Mineiros, Brasileiros, dentre outros.

“Quem tem a ideia de se tornar um atleta e competir, é importante que participe destes torneios, justamente para colocar em teste o seu corpo. E é justamente nisso que entra o papel do coach. Nós somos os responsáveis pela orientação do treinamento para que esse atleta tenha condições de disputar uma competição”, argumentou Caetano.

Manhuaçu está se transformando num verdadeiro celeiro de atletas de ponta. Alan Caetano citou como exemplos o atleta Rubemar Batista, Romilda e Agimar Ferreira (que este ano foi 10 colocado no campeonato mundial). Além deles, o município exportou recentemente para BH a atleta Flávia Baraky, que é uma das maiores referências do Fisiculturismo do Brasil. A atleta de Manhumirim Rejane Figueiredo também é destaque no cenário Body Builder.

Redação do Portal Caparaó

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.